Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba
Conheça o IHGP

Conheça o IHGP

Conheça o IHGP

O IHGP é uma entidade movida pelo amor à cidade de Piracicaba e à preservação de sua história. É hoje o principal centro de documentação e memória do município e importante fonte de pesquisa para estudantes, jornalistas e historiadores.

É também uma ativa instituição cultural, responsável pela edição de livros e uma revista anual, organização de cursos, palestras, apoio didático para escolas e professores, promovendo sempre a pesquisa e o conhecimento da História e Geografia de Piracicaba.

Objetivos

O Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba é uma sociedade civil de caráter científico e cultural, com a finalidade de:

  • Promover pesquisas, cursos e certames culturais, excursões científicas, comemorações cívicas e outras iniciativas compreendidas em seus objetivos sociais;
  • Estimular pesquisas, cursos e eventos culturais, excursões científicas, comemorações cívicas relativas à cidade de Piracicaba, reforçando a construção da identidade local;
  • Colaborar com os setores públicas e civis em trabalhos ligados à finalidade do Instituto, bem como na defesa do patrimônio histórico, especialmente do município e região de Piracicaba.

História do IHGP

Fundado em 1º de agosto de 1967 por iniciativa de um grupo de historiadores e pesquisadores, o INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO DE PIRACICABA nasceu com a atribuição de acolher, organizar, preservar e disponibilizar ao público todos os documentos relacionados à História e Geografia da cidade.

Em consonância com sua missão institucional, o IHGP acumulou no passar dos anos um considerável acervo de documentos, fotos e publicações de Piracicaba e do Brasil, tornando-se o principal centro de preservação da memória da cidade e importante fonte de pesquisa para estudantes, acadêmicos, jornalistas e historiadores.


Bandeira do IHGP
Projeto: Hugo Pedro Carradore
Lançamento: 2009


Conheça os estatutos sociais do Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba