Elias Salum é o novo nome do Observatório Astronômico de Piracicaba
Elias Salum é o novo nome do Observatório Astronômico de Piracicaba

Elias Salum é o novo nome do Observatório Astronômico de Piracicaba

Elias Salum é o novo nome do Observatório Astronômico de Piracicaba

“Essa é uma homenagem mais do que merecida a esse amigo da Ciência que tanto contribuiu para o desenvolvimento da nossa cidade”, defendeTrevisan Jr.

Elias Salum é o novo nome do Observatório Astronômico de Piracicaba”

O vereador Laércio Trevisan Jr. (PR) é o autor do projeto de lei 235/2015 que denomina de “Elias Salum” o Observatório Astronômico de Piracicaba (OAP). A cerimônia que oficializou o novo nome do Observatório aconteceu na última quinta-feira (9), com a presença de familiares do homenageado e autoridades municipais.

“O professor Elias foi alguém muito importante para a cidade de Piracicaba, com vasto conhecimento na área da Astronomia. Essa é uma homenagem mais do que merecida a esse amigo da Ciência que tanto contribuiu para o desenvolvimento da nossa cidade”, disse o vereador Trevisan Jr.

Na cerimônia, estavam presentes o prefeito Gabriel Ferratto, o vereador Laércio Trevisan Jr. e familiares do homenageado.

Elias Salum nasceu em Piracicaba, foi membro do Conselho de Ensino e Pesquisas da Unimep, membro fundador do primeiro diretório da E.C.A. – Escola de Contabilidade e Administração, origem da Unimep, ex-chefe do departamento municipal da Educação.

Foi presidente da Sociedade Sírio Libanesa, do IHGP e da APL. Fundou vários grupos de escoteiros na cidade e foi responsável pela abertura do Observatório Astronômico de Piracicaba. Também foi um dos fundadores da Loja Maçônica Liberdade e Trabalho e participou ativamente de várias entidades na cidade de Piracicaba.

Elias Salum presidiu a fundação do Instituto Histórico de Rio das Pedras. Também possuia inúmeras medalhas de mérito e condecorações culturais. Orador oficial da Academia Piracicabana de Letras. Professor  de 1º, 2º e 3º graus, Contabilista, Radiotécnico, Administrador de Empresas, com especialização em Engenharia Econômica, graduado em Letras e Literatura Luso Brasileira, orador oficial do Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba, delegado da Labre (Liga Brasileira de Radioamadores). Participou de conferências e debates sobre cultura brasileira, em 1990, na Syria, (Universidade de Damasco), na Jordânia, Universidade de Ibert-Amã. E, foi orientador de vários congressos culturais e técnicos, de rádio amadorísticos.

Texto:  Assessoria parlamentar

Supervisão:  Martim Vieira – MTB 21.939

Fonte: Câmara Municipal de Piracicaba