A obra foi escrita por dois historiadores piracicabanos, Maurício Beraldo e Paulo Tot Pinto, com apoio da Prefeitura Municipal de Piracicaba 

Romualdo Cruz Filho (Assessoria de Comunicação do IHGP) 

Somos Todos Iguais – Cemitério da Saudade-SP. Este é o título do livro que será lançado no próximo sábado (24/07), às 10 horas da manhã, pelo Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba (IHGP). A live de lançamento será aberta a todos os interessados e poderá ser acessada pelo endereço de YouTube da instituição (https://www.youtube.com/user/IHGPiracicaba). 

O livro foi escrito em parceria pelos historiadores Maurício Beraldo e Paulo Tot Pinto, com apoio da Prefeitura Municipal de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal da Ação Cultural (Semac), e da empresa Abil Grupo Unidas. São mais de 100 páginas ilustradas e com muitas informações curiosas sobre o tema. 

Quem quiser adquirir um exemplar poderá fazê-lo entrando em contato com o IHGP pelo email: ihgp@ihgp.org.br, pelo fone: (19) 3434-8811, ou ainda pelo WhatsApp: (19) 971401872. A distribuição será gratuita. Em caso de haver a necessidade de enviar pelos Correios, o custo de despacho será por conta do solicitante. 

O professor Maurício atua no Museu Histórico e Pedagógico de Piracicaba, como assistente de ação educativa e programação. Já o professor Paulo é membro da Diretoria da Associação Brasileira de Estudos Cemiteriais (ABEC). Ambos se formaram em História, na turma de 2007, pela Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep), e pesquisam há anos questões relacionadas aos cemitérios de Piracicaba. 

Somos Todos Iguais dá ênfase aos aspectos culturais e arquitetônico da mais importante necrópole da cidade, com destaque para as figuras históricas que estão sepultadas no local e seu vultoso pórtico, onde se encontra o dístico latino Omnes Similes Sumus, que inspirou o título da obra. 

Na relação de nomes destacado pela obra estão figuras ilustres da cidade, como Prudente de Moraes, Almeida Júnior, Luciano Guidotti e Barão de Serra Negra, bem como familiares, personagens populares, intelectuais e religiosos, como Parafuso, Cobrinha, João Chiarini, Irmãs de São José, entre tantos outros. 

“Gostaríamos de falar sobre todas as pessoas que ali se encontram sepultadas, respeitando o dístico aqui Somos Todos Iguais, mas esta seria uma missão bem mais complexa. Procuramos, no entanto, deixar claro que a obra tem como pano de fundo esta dimensão”, diz Maurício.  

A publicação do Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba IHGP conta com o prefácio de Valdiza Maria Caprânico, que foi presidente do instituto por duas gestões. Inclusive a edição deste livro foi aprovada em sua última gestão. Ela recorda a relação de sua família com o cemitério, que era tido inclusive como espaço de lazer para as crianças. “Era um local de paz e muito seguro”.  

Pedro Vicente Ometto Maurano, atual presidente do IHGP, compreende a relevância da obra para Piracicaba e considera feliz a escolha do tema. “Sabemos da grandeza do Cemitério da Saudade, mas não tínhamos ainda um estudo mais aprofundado sobre o assunto, como este belo material que ora se apresenta”, diz. 

Paulo Tot conclui que o trabalho traz uma série de características de cada cemitério da cidade e foca a dimensão histórica, artística e arquitetônica do Cemitério da Saudade. “A ideia é que este livro abra uma nova perspectiva sobre cemitério, deixando um pouco de lado seu caráter de tristeza e perda para se tornar um ambiente a ser visitado como espaço turístico e de cultura”.  


SERVIÇO: 

Lançamento do livro Somos Todos Iguais, pelo Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba (IHGP) 

Dia 24 de julho, às 10 horas da manhã, pelo YouTube: www.youtube.com/user/IHGPiracicaba 

Apoio: Prefeitura Municipal de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal da Ação Cultural (Semac), e da empresa Abil Grupo Unidas 

 

Como adquirir um exemplar: Solicitação pelo email: ihgp@ihgp.org.br, pelo fone: (19) 3434-8811, ou ainda pelo WhatsApp: (19) 971401872.  

A distribuição será gratuita. Em caso de haver a necessidade de enviar pelos Correios, o custo de despacho será por conta do solicitante.