ihgp-meio-ambiente-palestra

O Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba (IHGP), em parceria com a Acipi, está desenvolvendo um ciclo de palestras sobre a história ambiental de Piracicaba. Segundo a presidente do Instituto, Valdiza Capranico, o evento inicia as comemorações pelos 250 anos de Piracicaba, lembrados em 2017 e pelo cinquentenário do IHGP.

A sequência de palestras será iniciada nesta quinta-feira (15) e prossegue até dezembro. O objetivo é identificar, registrar e qualificar fatos, iniciativas e decisões que influenciaram, causaram impactos e promoveram o crescimento de Piracicaba desde a sua fundação.

Valdiza lembra que, com este tipo de ação, o IHGP poderá contribuir na preparação das pessoas a criar um ambiente que oriente o futuro de Piracicaba para o desenvolvimento sustentável. A coordenação do ciclo de palestras é de José Carlos Esquierro, engenheiro civil e membro do IHGP.

A composição das palestras contará com temas diversificados, relacionadas com o uso dos recursos naturais em nosso município e as relações que as gerações passadas tiveram com a natureza, que orientaram o crescimento da cidade até os dias atuais. Envolverá o processo de urbanização, desmatamento, biodiversidade (flora e fauna), monocultura da cana-de-açúcar, bairro Tanquã, rio Piracicaba, usos da água e os recursos hídricos, saneamento básico, ate e meio-ambiente e a industrialização.

Durante seu desenvolvimento será lançado o livro História Ambiental de Piracicaba – 1767 a 2017, além da realização de uma exposição fotográfica ambiental.

As palestras são gratuitas, ocorrendo sempre às 19h, na Acipi, começando no dia 15 de setembro, quinta-feira, com o tema Floresta Urbana – Valores e Gestão, proferida pelo engenheiro Marcelo Crestana.

Serão feitas na sequência as apresentações O Processo de Urbanização de Piracicaba – arquiteta Lígia Rocha Duarte, dia 6 de outubro; 43 anos de críticas ambientais: Percepções do Salão do Humor de Piracicaba – professor Adolpho Queiroz, dia 27 de outubro; A História da Água em Piracicaba – engenheiro José Carlos Esquierro, dia 10 de novembro; e O Meio Ambiente em Piracicaba, com o professor Adalmir Leonídio, 1º de dezembro.

A sequência de palestras voltará em fevereiro de 2017 e terminará em junho, quando comemora-se o Dia Mundial do Meio-Ambiente.

Fonte: Gazeta de Piracicaba