ihgp 2016

A partir do mês de abril, o Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba (IHGP) terá nova diretoria para o biênio 2016-2018. Para o lugar de Vitor Pires Vencovsky, que termina o segundo mandato, assume Valdiza Maria Capranico, que no biênio 2014-2016 foi vicepresidente da entidade. “Vamos manter o trabalho feito há 49 anos, que é manter a prestação de serviço a sociedade em prol da preservação e resgate do patrimônio da cidade”, destacou a nova presidente.

A escolha da nova diretoria aconteceu no último sábado, 19, em eleição com chapa única, aprovada por unanimidade do IHGP. A atuação dos novos membros começa a partir de 1º de abril, mês em que acontece solenidade de posse oficial, com data a ser agendada. “A intenção nos últimos anos é manter a experiência na atuação dentro do instituto e uni-la com a juventude, como é o caso de Alexandre Neder e Edson Rontani Junior, antes suplentes, que agora assumem função ativa na instituição”, declarou Vencovsky.

A nova presidente afirmou que, mesmo ainda sem um plano de atuação definido para os próximos dois anos, é importante ter dois focos neste período. “O primeiro é participar da festa dos 250 anos de Piracicaba e preparar uma agenda especial de atividades para celebrar, também, os 50 anos de atividade ininterruptas do IHGP. Parte deste processo passará pelo incentivo, junto a população, da publicação de novos livros com a chancela do instituto histórico”, enfatizou Valdiza.

Em quatro anos a frente do IHGP, Vencovsky afirmou que o trabalho trouxe a possibilidade de um “aprendizado muito grande”, tendo em vista que o processo de divulgação do trabalho do instituto só cresceu na última década. “Há dez anos junto ao instituto, vi um crescimento exponencial pela procura dos serviços prestados. Acredito que tudo isso se deve a interação maior com a sociedade por meio da internet e divulgação do nosso acervo de forma digital em nosso site. Além disso, nos últimos quatro anos, a vinda de pessoas até nossa sede física melhorou muito”, finalizou.

NOVA DIRETORIA – Assumem a direção do IHGP para o biênio 2016/2018, em abril: Valdiza Maria Capranico (presidente), Vitor Pires Vencovsky (vice-presidente), Edson Rontani Júnior (1° secretário), Pedro Caldari (2° secretário), Alexandre Sarkis Neder (1° tesoureiro), Toshio Icizuca (2° tesoureiro), Gustavo Jacques Dias Alvim (orador) e Antonio Carlos Angolini (diretor de Acervo), tendo como suplentes João Umberto Nassif, Jamil Nassif Abib e Rubens Leite do Canto Braga. O Conselho Fiscal tem Antonio Messias Galdino, Luiz Antonio Balaminut e Claudinei Pollesel, como titulares; e Antonio Carlos Neder, Geraldo Claret de Mello Ayres e Legardeth Consolmagno, como suplentes.

Fonte: A Tribuna Piracicabana