Instituição norte-americana pediu o envio de 21 exemplares da revista que conta a história do povo e da cultura piracicabana

O valor a cultura piracicabana foi reconhecida nos Estados Unidos da América na semana passada, quando a Biblioteca do Congresso Nacional encaminhou ofício ao Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba (IHGP) solicitando o envio de exemplares da revista produzida pela entidade desde 1992.

“Recebemos com surpresa e satisfação o ofício já que esta instituição pode ser considerada a maior biblioteca, em diversidade de livros, do mundo”, destacou Vitor Pires Vencovsky, presidente do IHGP.

Segundo ele, muitos pesquisadores e estudantes passam por essa biblioteca atrás de informações e, em breve, a história de Piracicaba entrará nesta lista.

“Fui ao Rio de Janeiro na segunda-feira, 15, no consulado norte-americano e deixei os 21 exemplares da nossa revista, que contém mais de 230 artigos feitos por piracicabanos ou por amantes da cidade”, frisou Vencovsky.

Com a notícia, o presidente do IHGP reforçou a importância da sociedade, no geral, em participar da história da cidade.

“Pode ser um fato jornalístico, a história de um bairro, de uma região da cidade. Pode ser também sobre a economia local, crescimento e desenvolvimento da cidade. É Contemporâneo. Tudo isso é a história de hoje, sendo preservada para o amanhã”, completou.

Os interessados em participar da edição número 20 da Revista IHGP podem enviar material para o e-mail do instituto (ihgp@ihgp.org.br).

No entanto devem seguir alguns parâmetros, como explicou Vencovsky.

“A linha editorial da revista visa priorizar a elaboração de textos versados sobre a cidade, o município e a região de Piracicaba. Os artigos e ensaios deverão ter extensão máxima de 25 páginas e as resenhas com até quatro páginas, em formato (.doc), digitadas em fonte Arial 11, com espaço 1,5 e margens de 3 centímetros”, disse.

Para saber sobre os demais particularidades dos materiais basta acessar o site www.ihgp.org.br.

SITE – Desde o início do ano, o site do IHGP começou a liberar as edições das revistas e publicações feitas pelo instituto de forma digital para consulta grátis e pública. Através do link https://www.ihgp.org.br/revistas/ ou issuu.com/ihgp os interessados já podem fazer o download das duas últimas edições da revista do IHGP – números 18 e 19 – que, até o inicio da tarde de ontem, já haviam sido consultados por mais de mil internautas.

“Estamos trabalhando para o bem da sociedade e agradecemos o apoio que temos recebido dos poderes públicos municipais, mas, principalmente, da população e das empresas que a cada dia nos dão mais incentivos para dar continuidade e patrocinando nossos trabalhos”, finalizou.

Revistas do IHGP são enviadas ao Congresso dos Estados Unidos

Fonte: fonte: A Tribuna – Felipe Poleti