Biblioteca municipal realiza solenidade alusiva ao Dia do Escritor
Biblioteca municipal realiza solenidade alusiva ao Dia do Escritor

Biblioteca municipal realiza solenidade alusiva ao Dia do Escritor

Biblioteca municipal realiza solenidade alusiva ao Dia do Escritor

O vereador Euclides Buzetto (PT) ao discursar da Tribuna da Câmara na reunião ordinária de ontem (02/10/06) anunciou a realização da solenidade em comemoração ao Di (…)

Vereador Euclides Buzetto

O vereador Euclides Buzetto (PT) ao discursar da Tribuna da Câmara, na reunião ordinária de ontem (02/10/06) anunciou a realização da solenidade em comemoração ao Dia Municipal do Escritor (29/09), que neste ano acontece nas dependências da Biblioteca Municipal, no dia 06 de outubro de 2006, às 19h30.

O vereador Euclides Buzetto, na condição de autor da iniciativa em Piracicaba destacou que o projeto contempla parceria entre a Prefeitura Municipal e a Câmara de Vereadores, a Secretaria Municipal de Educação, a Ação Cultural, o Clube dos Escritores, a Academia Piracicabana de Letras e o Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba.

A constatação é que a existência da lei garante aos parceiros a promoção de lançamentos de livros e a exposição de livros editados por escritores piracicabanos, no Dia Municipal do Escritor, sem ônus para o autor.

No calendário escolar municipal consta o Dia Municipal do Escritor, com exposição de livros, lançamentos de livros e palestras de escritores piracicabanos, para maior intercâmbio autor/escola.

Na justificativa do projeto, que se tornou em lei municipal o vereador Euclides Buzetto avaliou que o Brasil é um país rico, tendo sua economia entre as dez maiores do mundo.

“No entanto, os brasileiros que conseguiram sair das estatísticas do analfabetismo, não têm o costume da leitura“, disse.

“A constatação é que essa falta de costume não é fruto do acaso, mas alimentada por um desestímulo generalizado, desde o preço do livro, passando pelo descaso oficial para com a cultura e a educação, além da mídia que bajula os autores estrangeiros, cujos livros são transformados em roteiros de filmes que garantem polpudas bilheterias nos cinemas. O livro é a arma que o povo precisa para crescer como pessoa e garantir sua cidadania. Lembrando Olavo Bilac Uma nação se constrói com homens e livros!“, considerou o parlamentar.

Martim Ferreira MTB 21.939
Foto: Fabrice Desmonts MTb 22.946

Texto:  Martim Vieira – MTB 21.939

Fonte: Câmara Municipal de Piracicaba