Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba
Blog do IHGP

Blog do IHGP

Blog do IHGP

  • O rei não está nu. Está com roupa de gala
    A idade chega. A coluna começa a reclamar. A necessidade de inovação se torna um desafio. Mas, o riso … este nunca esmorece. E nosso ícone nacional chega à sua edição de número 50, em ritmo de festa, pois o Salão Internacional de Humor merece louros e elogios por ser um dos …
  • De um tempo que não volta …
    Semana passada veiculamos nas mídias sociais do IHGP um vídeo conseguido no Tik Tok. Durava pouco mais de dois minutos. Originalmente foi gravado em VHS e mostrava o passeio de alguém nas ruas e avenidas de Piracicaba nos anos 1980. Como provocação, o título foi “Assim era o Google Street View nos …
  • O rádio piracicabano nos anos 80
    Ouvir rádio na segunda metade dos anos 1970 necessitava ter um rádio com a frequência A.M. (amplitude modulada), ondas curtas ou ondas médias. Piracicaba possuía, então, três emissoras, sendo a Rádio Difusora, a Rádio A Voz Agrícola de Piracicaba (depois Alvorada) e Rádio Educadora. Surgem nomes como Ary Pedroso, Djansen de Lima, …
  • O peso de 256 anos
    “Melhor lavar as mãos. Estão acinzentadas de tanto folhear jornais”, pensei. Quando me dei conta, passaram horas folheando jornais impressos de décadas passadas… Opa! Décadas, não. Vamos ser sinceros. Séculos passados… “A rinite atacou? Deveria ter usado uma máscara…”. E assim a história foi se desenrolando dias destes quando adentrei ao acervo …
  • História Oral, tema da atualidade
    Estou escrevendo na manhã de sexta-feira, dia 28 de abril, este artigo, que o leitor amigo encontrará no seu Jornal de Piracicaba no próximo domingo, dia 30. Entre hoje e depois de amanhã (ou seja, no dia 29) deverá ocorrer (isto estou escrevendo eu, mas, por favor, leia que já ocorreu…) o …
  • História Oral em Piracicaba
    No próximo sábado, dia 29 de abril, às 16 horas ocorrerá, na Biblioteca Municipal de Piracicaba, o lançamento de dois livros. O primeiro deles tem, como título, precisamente o mesmo deste artigo: “História Oral em Piracicaba”. Seu autor é meu bom amigo, confrade e colega João Umberto Nassif, figura bem conhecida nos …
  • O Aniversário do Cemitério
    Pode soar com estranheza a comemoração do aniversário de uma necrópole. A breve história dos cemitérios no Brasil não pode ser desassociada da Igreja Católica que por muito tempo deteve o monopólio dos enterramentos e protocolos funerários. Eram nos templos e áreas anexas que ocorriam os enterramentos e ritos fúnebres que uma …
  • Nem 500 mil ou 614 mil: Piracicaba tem 423 mil habitantes
    No ano de 2000, Piracicaba tinha 329,1 mil habitantes e passou para 364,5 mil em 2010. Nesse período, algumas lideranças locais chegaram a afirmar que a cidade tinha 500 mil habitantes, inclusive foram espalhadas faixas pela cidade, principalmente em viadutos, com o tal número. Elas diziam: “Piracicaba 500 mil habitantes”. Para tentar …
  • A história recontada
    O que é “Columna Maldita”? – Onde você leu isso, Gabriel ? – Aqui no capacete que está exposto. O diálogo se deu na semana passada, durante visita em que levei meu filho ao Museu Prudente de Moraes. Na primeira sala, uma exposição sobre a Revolução Constitucionalista de 1932. A resposta é que a …