O IHGP é uma entidade movida pelo amor à cidade de Piracicaba e à preservação de sua história. É hoje o principal centro de documentação e memória do município e importante fonte de pesquisa para estudantes, jornalistas e historiadores.
É também uma ativa instituição cultural, responsável pela edição de livros e uma revista anual, organização de cursos, palestras, apoio didático para escolas e professores, promovendo sempre a pesquisa e o conhecimento da História e Geografia de Piracicaba.
Objetivos
O Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba é uma sociedade civil de caráter científico e cultural, com a finalidade de:
- Promover pesquisas, cursos e certames culturais, excursões científicas, comemorações cívicas e outras iniciativas compreendidas em seus objetivos sociais
- Estimular pesquisas, cursos e eventos culturais, excursões científicas, comemorações cívicas relativas à cidade de Piracicaba, reforçando a construção da identidade local
- Colaborar com os setores públicas e civis em trabalhos ligados à finalidade do Instituto, bem como na defesa do patrimônio histórico, especialmente do município e região de Piracicaba.
História do IHGP
Fundado em 1º de agosto de 1967 por iniciativa de um grupo de historiadores e pesquisadores, o INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO DE PIRACICABA nasceu com a atribuição de acolher, organizar, preservar e disponibilizar ao público todos os documentos relacionados à História e Geografia da cidade.
Em consonância com sua missão institucional, o IHGP acumulou no passar dos anos um considerável acervo de documentos, fotos e publicações de Piracicaba e do Brasil, tornando-se o principal centro de preservação da memória da cidade e importante fonte de pesquisa para estudantes, acadêmicos, jornalistas e historiadores.
Medalha Prudente de Moraes
O IHGP tem como patrono o primeiro presidente civil brasileiro, Prudente de Moraes, que teve grande participação histórica e econômica na cidade de Piracicaba.

Segundo a Lei Municipal 2.122, de 10 de julho de 1974, o Instituto pode agraciar com a medalha de “Mérito Prudente de Moraes” pessoas que, através de suas atividades profissionais, promoveram e divulgaram o nome de Piracicaba para o Brasil e o mundo.
Lista de agraciados com a “Mérito Prudente de Moraes”:
Leandro Guerrini
Archimedes Dutra
Acary de Oliveira Mendes
Dargo Pinto Viegas
Guilherme Vitu
Jair Toledo Veiga
Delphin Ferreira da Rocha Netto
Nélio Ferraz de Arruda
José Luiz Mesquita
Branca Motta de Toledo Sachs
Walter Radames Accorsi
Flávio Moraes de Toledo Piza
Marly Thcrezinha Germano Perecin
Elias Salum
Eurípedes Malavolta
Helly de Campos Melges
Hugo Pedro Carrndore
Antônio Carlos Mendes Thame
Gustavo Jacques Dias Alvim
Richard Edward Senn
Adib Domingos Jatene
Frederico Pimentel Gomes
Almir de Souza Maia
Oswaldo Camblaghi
Salim Simão
Maria Celestina Teixeira Mendes Torres
Edmar José Kichl
Antônio Carlos Neder
Antônio Pacheco Ferraz
Samuel Pfromm Neto
Admar Cervellini
Dovílio Ometto
Ernest Mahle
Geraldo Claret de Mello Ayres
Izaltina Ometto Silveira Mello
Manoel Gomes Tróia
Cecílio Elias Nello
Moacyr de Oliveita Camponez do Brasil Sobrinho
Pedro Caldari
José Fernando Bosi
Paulo Celso Bassetti
Tarcísio Ângelo Mascarim
Jairo Ribeiro de Mattos
Antônio Henrique de Carvalho Cocenza
Antônio Messias Galdino
Evaldo Vicente
Francisco de Assis Ferraz de Mello
Maria da Glória Silveira Mello
Antonietta Rosalina da Cunha Losso Pedroso