Câmara confere título de Cidadão Piracicabano a Geraldo Claret de Mello Ayres
Câmara confere título de Cidadão Piracicabano a Geraldo Claret de Mello Ayres

Câmara confere título de Cidadão Piracicabano a Geraldo Claret de Mello Ayres

Câmara confere título de Cidadão Piracicabano a Geraldo Claret de Mello Ayres

O engenheiro agrônomo e professor universitário Geraldo Claret de Mello Ayres recebeu na noite de hoje (13), em reunião solene no salão nobre da Câmara de Vereadore (…)

Geraldo Claret de Mello Ayres e família

O engenheiro agrônomo e professor universitário Geraldo Claret de Mello Ayres recebeu na noite de hoje (13), em reunião solene no salão nobre da Câmara de Vereadores, o título de Cidadão Piracicabano conferido pelo Poder Legislativo municipal, por indicação da vereadora Márcia Pacheco (PSDB).

Mello Ayres é natural de Pirassununga (SP) e graduado em agronomia pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, da Universidade de São Paulo. É doutor em agronomia pela mesma universidade e em bioquímica pela Unicamp de Piracicaba, instituição na qual posteriormente atuou como livre-docente.

A vereadora Márcia Pacheco parabenizou Mello Ayres e afirmou sempre ter pensado que o homenageado fosse nascido em Piracicaba devido à sua popularidade na cidade. A indicação veio de um colega em comum do Rotary Club. “Fica para nós a vontade de tornar essa noite memorável e guardá-la nos anais desta Casa”, disse. O primeiro secretário da Mesa Diretora da Câmara, Carlos Gomes da Silva, o Capitão Gomes (PP), também prestou seus cumprimentos ao homenageado. “Piracicaba está muito feliz por receber em seus braços um filho que muito orgulho lhe deu. E nós, piracicabanos, temos a honra de recebê-lo como irmão”, declarou o vereador, nascido em Lorena (RJ) e também naturalizado cidadão piracicabano.

Mello Ayres discursou em agradecimento aos vereadores pelo reconhecimento público e a todos os que participaram de sua trajetória de vida, em especial sua esposa, Jurema Rstom de Mello Ayres, falecida há três meses. “O que fiz, o que produzi, foi consequência da colaboração das pessoas que me cercaram”, disse o homenageado.

Compuseram a mesa de honra da reunião solene o vereador Capitão Gomes (PP); a vereadora Márcia Pacheco, autora da propositura de outorga do título; o vice-prefeito de Piracicaba, Sérgio Pacheco; o delegado divisionário Luiz Henrique Zago, representando Departamento de Polícia Judiciária do Interior do Estado de São Paulo (Deinter 9); João Pedro Colombini, representando a Loja Maçônica Piracicaba; o atirador monitor Danilo Viegas, representando o Tiro de Guerra de Piracicaba; o presidente da Guarda Mirim de Piracicaba, Sergio De Fávari mais o jornalista e radialista Dario Corrêa.

Trajetória

Geraldo Claret de Mello Ayres nasceu em 22 de outubro de 1928, em Pirassununga (SP). Casou-se em 28 de julho de 1951 com Jurema Rstom de Mello Ayres, com quem teve três filhos: Maria Stella de Mello Ayres Putinatti, Elias de Mello Ayres Neto e Lílian Regina de Mello Ayres.

Engenheiro agrônomo formado pela USP e doutor em agronomia e bioquímica pela Unicamp, seguiu carreira acadêmica até 1987, quando aposentou-se no cargo de professor titular da Faculdade de Odontologia de Piracicaba, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Foi membro e secretário executivo por quase uma década do Conselho Coordenador das Entidades Civis de Piracicaba, representando a Sociedade Amigos do Museu Prudente de Moraes. É sócio do Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba, entidade que já presidiu por três anos (1982-1985).

É membro do Rotary Club Piracicaba Paulista desde 1986, tendo exercido os cargos de secretário e presidente. Recebeu o título de “Reconhecimento Profissional” do Rotary Club Piracicaba Paulista por serviços prestados à área da Educação e a medalha Prudente de Moraes, mais alta condecoração do Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba.

Ademir Barbosa – MTb 54.006
Fotos: Fabrice Desmonts – MTb 22.946

Fonte: Câmara Municipal de Piracicaba