Novos alunos da Escola Hélio Penteado de Castro participam do Projeto Conheça o Legislativo
Novos alunos da Escola Hélio Penteado de Castro participam do Projeto Conheça o Legislativo

Novos alunos da Escola Hélio Penteado de Castro participam do Projeto Conheça o Legislativo

Novos alunos da Escola Hélio Penteado de Castro participam do Projeto Conheça o Legislativo

O vereador Carlos Alberto Cavalcante (PPS), na manhã desta quarta-feira (20/04/11) recepcionou mais um grupo de 43 alunos, formado por três salas de oitavas série, (…)

O vereador Carlos Alberto Cavalcante (PPS), na manhã desta quarta-feira (20/04/11) recepcionou mais um grupo de 43 alunos, formado por três salas de oitavas série, da Escola Estadual “Prof. Hélio Penteado de Castro”, Parque Piracicaba coordenado pelos professores Ricardo Barduzzi (Geografia) e Alessandra Faganello (Letras). Na oportunidade, o parlamentar destacou as lições de cidadania que os participantes do Projeto “Conheça o Legislativo” adquirem ao tomar ciência da história da Câmara, dos três poderes da República (Legislativo, Executivo e Judiciário), além de renovar a memória histórica da formação da cidade de Piracicaba.

A consideração é pelo momento de vida de alunos que estão na faixa etária dos 14 anos, numa idade especial, onde a linha que divide o limite da vida, entre o abismo e o sucesso está muito próxima, sendo que no abismo aparece o mundo das drogas, da prostituição, ao passo que no lado do sucesso a pessoa valoriza o estudo, a profissão, o bom caráter, sendo um bom filho e bom aluno, além de outras qualidades que enobrecem o ser humano. O projeto Conheça o Legislativo procura abrir um espaço alternativo para a população, envolvendo principalmente estudantes, visando oportunidades para conhecer o Poder Legislativo Municipal, através de exposições, palestras, projeção de filmes e fotos.

Na manhã desta quarta-feira os alunos e professores ouviram a palestra do historiador Fábio Bragança  mostrando a herança portuguesa, as origens das Câmaras e a história da cidade de Piracicaba, utilizando-se de projeções, fotos e vídeos ilustrativos apresentando uma Piracicaba que muitos não conheciam. Na sequencia, o advogado Bruno de Oliveira, do Departamento Jurídico, explicou o que são os poderes constituídos, seus membros, suas diferenças, funções e a importância da Constituição. James Granziol, do departamento Legislativo explicou aos alunos as funções dos vereadores, o que é a lei, suas necessidades e quais as suas aplicações.

Finalizando a visita, foi realizada uma simulação de uma reunião ordinária onde foi discutido e votado o Projeto de Lei que proíbe o Bullying  nos estabelecimentos de ensino no município de Piracicaba. Treze alunos ocuparam os lugares dos vereadores ao fazerem a votação simbólica do projeto do Bullying, que foi aprovado por unanimidade. Na formação da Mesa Diretora atuaram as estudantes: Anatyelen Naiara Carvalho – Presidente, Débora de Oliveira Machado – Segundo Secretário e Branda Gild e Souza – Primeiro Secretário.

Bullying
 “Bullying é um termo da língua inglesa (bully = “valentão”) que se refere a todas as formas de atitudes agressivas, verbais ou físicas, intencionais e repetitivas, que ocorrem sem motivação evidente e são exercidas por um ou mais indivíduos, causando dor e angústia, com o objetivo de intimidar ou agredir outra pessoa sem ter a possibilidade ou capacidade de se defender, sendo realizadas dentro de uma relação desigual de forças ou poder.

Ele se divide em duas categorias: bullying direto, que é a forma mais comum entre os agressores masculinos e bullying indireto, sendo essa a forma mais comum entre mulheres e crianças, tendo como característica o isolamento social da vítima. Em geral, a vítima teme o agressor em razão das ameaças ou mesmo a concretização da violência, física ou sexual, ou a perda dos meios de subsistência.

O “bullying” é um problema mundial, podendo ocorrer em praticamente qualquer contexto no qual as pessoas interajam, tais como escola, faculdade/universidade, família, mas pode ocorrer também no local de trabalho e entre vizinhos. Há uma tendência de as escolas não admitirem sua ocorrência entre seus alunos; ou desconhecem o problema ou se negam a enfrentá-lo.

Esse tipo de agressão geralmente ocorre em áreas onde a presença ou supervisão de pessoas adultas é mínima ou inexistente. Estão inclusos no “bullying” os apelidos pejorativos criados para humilhar os colegas.
 História

Em Piracicaba, a Câmara foi implantada em 1822, quando a cidade ganhou a condição de Vila e passou a se chamar Vila Nova da Constituição, como não tinha prédio próprio, as reuniões eram realizadas na casa dos vereadores.

Em seguida em prédio na Praça José Bonifácio, depois para o prédio onde hoje funciona a Escola Moraes Barros, passando para residência localizada onde hoje é o estacionamento do Legislativo, até chegar ao prédio atual.

 Filmes históricos

Os estudantes também assistiram a dois curtas: “Piracicaba”, produzido em 1922 e “O Trem Paulista” produzido em 1962. Os filmes fazem parte do DVD “Memória Ferroviária – Piracicaba”, do Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba.

Martim Vieira Mtb 21.939

Fotos: Davi Negri Mtb 20.499

Fonte: Câmara Municipal de Piracicaba