Câmara homenageará Acipi pela criação do Memorial do Empreendedorismo
Câmara homenageará Acipi pela criação do Memorial do Empreendedorismo

Câmara homenageará Acipi pela criação do Memorial do Empreendedorismo

Câmara homenageará Acipi pela criação do Memorial do Empreendedorismo

A Câmara concederá à Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba) a moção de aplausos 99/2012, em reconhecimento à criação do Memorial do Empreendedorism (…)

Vereador João Manoel dos Santos

A Câmara concederá à Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba) a moção de aplausos 99/2012, em reconhecimento à criação do Memorial do Empreendedorismo. Proposta pelo vereador João Manoel dos Santos (PTB) e aprovada em reunião ordinária na noite desta segunda-feira (22), a homenagem será entregue ao atual presidente da entidade, Angelo Frias Netto, ao seu antecessor, Jorge Aversa Júnior, que foi o idealizador do projeto, e à professora e historiadora Marli Therezinha Germano Perecin.

Inaugurado em julho passado, o memorial conta em detalhes a história do empreendedorismo local, por meio de painéis, fotos, arquivos de jornal, vídeos e monitores digitais, abrangendo desde a primeira empresa da história de Piracicaba ––que fabricava canoas e foi criada em 1767, ano da fundação do município–– até as mais recentes indústrias que chegaram à cidade.

O espaço é aberto a toda a população. “A Acipi, com este Memorial do Empreendedorismo, promove o resgate de toda a história, muitas vezes esquecida, das empresas que aqui chegaram e que contribuíram para esta pujança em que se encontra nossa cidade”, destaca João Manoel.

O memorial foi planejado durante a gestão de Jorge Aversa Júnior, que mobilizou uma grande equipe da Acipi e dividiu a coordenação do projeto com a professora e historiadora Marli Terezinha Germano Perecin, que fez o levantamento de todos os dados históricos.

As fontes pesquisadas incluem o Jornal de Piracicaba, a Esalq, o Ipplap, o Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes, o Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba, o Centro Cultural Miss Martha Watts – Instituto Educacional Piracicabano, o Centro de Comunicação Social da Prefeitura, a Associação de Santa Olímpia, a família D´Abronzo e as empresas Dedini, Mausa, Raízen e Krahenbuhl.

Aversa considera o Memorial do Empreendedorismo “um fato histórico para Piracicaba, trabalhado incansavelmente por dois anos, colhendo fatos, informações e fotos, resgatando toda a brilhante história das empresas e das pessoas que construíram a cidade, contada através de uma linha do tempo digital com altíssima tecnologia”. Já Marli acredita que o modelo proposto pelo memorial “poderá ser repetido por várias instituições”.

TEXTO: Ricardo Vasques / MTB 49.918

FOTO: Fabrice Desmonts / MTB 22.946

Fonte: Câmara Municipal de Piracicaba