Gatão, do XV ao Corinthians, será lançado no Cristóvão Colombo
Gatão, do XV ao Corinthians, será lançado no Cristóvão Colombo

Gatão, do XV ao Corinthians, será lançado no Cristóvão Colombo

Gatão, do XV ao Corinthians, será lançado no Cristóvão Colombo

Vicente Naval Filho, o Gatão,  foi um dos grandes jogadores do E.C.XV de Novembro de Piracicaba, campeão da Lei do Acesso e um dos maiores artilheiros do clube, com mais de 200 gols marcados nos torneios que disputou, entre os anos 40/60.Nesse período também integrou o time do S.C.Corinthians Paulista, tendo participado de importantes conquistas como o título do IV Centenário, em 1954, do troféu Charles Muller e da primeira excursão do time à Europa, numa sequência de 17 jogos, com 16 vitórias e só uma derrota.

Jogou também pela Ponte Preta de Campinas e exerceu a função de técnico em times como o XV, Paulista de Jundiaí, Velo Clube de Rio Claro, União Barbarense, Ferroviária de Botucatu, entre outros.

Com prefácio do jornalista Milton Neves, apresentações do deputado Roberto Morais e do presidente do XV, Rodrigo Boaventura e do presidente do IHGP, Victor Vencovsky a obra escrita pelo professor da Universidade Mackenzie, Adolpho Queiroz e pelo estudante do curso de Publicidade da mesma instituição, Pedro Sakr, com as colaborações de Ludovico Silva, Sandra Rigato e Ésio Pezato. Patrocinado pelo Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba, com apoio das empresas THN, Telas Tatau, Construtora Carraro, Soned, de Piracicaba, da Secretaria de Ação Cultural  e da Universidade Presbiteriana Mackenzie, o novo livro sobre  o atleta será lançado no dia 8 de maio, uma segunda feira, a partir das 19.30 horas, na sede campestre do “Cristóvão Colombo”.

Além da trajetória do esportista Gatão, o livro traz depoimentos de familiares, amigos e atletas que com ele conviveram, como o ex- jogador e treinador Candinho, os jogadores Zé Maria e Vladmir, o jogador de basquete Vlamir Marques, entre outros. Reúne também fotos da infância, do início da carreira e dos principais títulos conquistados.

O livro conta histórias curiosas do atleta, como a quando foi parado por um guarda de trânsito, certamente corintiano, dirigindo na contramão da Ipiranga com a São João. Depois de perceber quem estava no volante, o guarda parou o trânsito, fez Gatão dar marcha ré e seguir o caminho pelo lado certo da avenida. Ou noutra ocasião, quando o Corinthians precisava apenas de um empate para sagrar-se campeão do Torneio Charles Muller. O time perdia para o São Paulo por 3 a 1 até os 30 minutos do segundo tempo quando Gatão entrou no Pacaembu, marcou dois gols e calou a torcida adversária. Diz a lenda que no dia seguinte o Corinthians divulgou pela imprensa que Gatão estaria no Parque São Jorge, distribuindo lenços para a torcida do São Paulo …

“O importante – destacam Queiroz e Sakr, autores da obra – é que, para além do atleta descobrimos o cidadão, o esposo, o pai, o avô, que mais do que com seus gols, semeou amigos e histórias por onde passou. ” Pai dos ex jogadores Tatau e Gatãozinho, o velho Gatão, se vivo, completaria 87 anos no dia 10 de maio.

FICHA TÉCNICA: 

Livro “Gatão, do XV ao Corinthians, tributo a trajetória de um vencedor”, de Adolpho Queiroz e Pedro Sakr, prefácio Milton Neves, capa de Fábio Rontani  e ilustrações de Erasmo Spadotto. Editora EME, Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba e Universidade Presbiteriana Mackenzie, 120páginas. Distribuição gratuita. Local: Sede Campestre do “Cristóvão Colombo”, Av.Prof. Vollet Sachs,2300, dia 8 de maio, a partir das 19:30 hs.

Fonte: A Província – www.aprovincia.com.br