Cecílio Elias Netto recebe homenagem de Pedro Kawai
Cecílio Elias Netto recebe homenagem de Pedro Kawai

Cecílio Elias Netto recebe homenagem de Pedro Kawai

Cecílio Elias Netto recebe homenagem de Pedro Kawai

Uma entrega de moção sem os formalismos, regada a muita prosa e com cara de conversa de pescador. De um lado o jornalista e escritor piracicabano Cecílio Elias Netto, homenageado e, do outro, o vereador Pedro Kawai (PSDB), autor da homenagem. Ambos com vínculos de amizade, carinho e respeito.Autor de mais de 20 livros, Cecílio tem se dedicado à divulgação da sua mais recente empreitada, a obra Piracicaba que Amamos Tanto, lançada em 24 de março na Câmara. O projeto, amplo, consiste numa trilogia até 2017, sendo um volume por ano, intitulados Piracicaba: Um Rio que Passou em Nossa Vida e A Doçura da Terra. O conjunto é a homenagem do autor aos 250 anos da cidade, sua terra natal.É pelo lançamento da primeira obra que Kawai apresentou a moção 55/2015, que destaca, entre outras coisas, o empenho de Cecílio para a preservação da história e dos aspectos culturais de Piracicaba. São 50 anos de literatura, completados este ano, e 60 de jornalismo, em 2016. “Esta homenagem também é pela contribuição às novas gerações”, disse Kawai.

Aos 74 anos, Cecílio fala do futuro. As palestras têm sido uma espécie de injeção de ânimo, por notar que a atual geração está interessada em aprender, compreender e ouvir sobre Piracicaba. Além da trilogia, ele pretende lançar, ainda este ano, a edição revista e ampliada de sua mais conhecida obra, Dicionário do Dialeto Caipiracicabano – Arco, Tarco e Verva.

Ao agradecer Kawai pela referência, Cecílio relembrou do início de sua carreira no jornalismo, em O Diário, primeiro como auxiliar de revisão e depois nas editorias de esportes, polícia e política. “Desde aquela época existia uma rivalidade entre Câmara e imprensa. A minha vida inteira tem sido de confronto com a Câmara. Uma homenagem assim me faz pensar o quanto a democracia é fantástica”, disse, citando ainda o Título de Cidadão Praeclarus recebido no passado, mas sem a unanimidade do plenário na votação da propositura.

Em tom informal, entremeado por risos, Cecílio disse que a gratificação é ainda maior porque a moção vem de alguém que acompanhou desde a infância. O escritor é amigo de longa data dos pais de Kawai, Inês e Naoki. Para Cecílio, Kawai é uma das esperanças na política e, pelo vínculo de amizade, tem o direito de “usar a cinta” caso o vereador “saia da reta”.

Realizada na recém-inaugurada sede do IHGP (Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba), no bairro Jaraguá, a entrega da moção teve a presença do atual presidente da entidade, Vitor Vencovsky, e de Pedro Caldari, seu antecessor nas gestões 1994 e 1995 e entre 2008 e 2012. Marcelo Fuzeti Elias, filho de Cecílio, acompanhou a homenagem.

Kawai encaminhará cópias da moção às empresas e instituições que contribuíram com a publicação: Caterpillar do Brasil, Grupo Cosan, Raízen e B2 Comunicação.

Por: Rodrigo Alves

Foto: Paulo Ricardo dos Santos

Fonte: A Província – www.aprovincia.com.br / Câmara de Vereadores de Piracicaba