Exposição Viagem por uma São Paulo Alemã será aberta no domingo
Exposição Viagem por uma São Paulo Alemã será aberta no domingo

Exposição Viagem por uma São Paulo Alemã será aberta no domingo

Exposição Viagem por uma São Paulo Alemã será aberta no domingo

O Shopping Piracicaba recebe, a partir de domingo (10), a exposição Viagem por uma São Paulo Alemã, organizada pelo Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba e Instituto Martius-Staden, com apoio do Rotary Club de Piracicaba – Vila Rezende e Fundação Visconde de Porto Seguro.

A mostra, que fica disponível para visitação até o dia 27 de abril, já passou por diversos institutos, escolas e espaços públicos do estado, retratando os 180 anos da imigração alemã em São Paulo (de 1829 a 2009). Ao todo, são 28 painéis com textos, fotos e gravuras que apresentam a influência dos imigrantes e seus descendentes durante os primeiros 100 anos, de 1829 a 1930, por meio de imagens e documentos históricos.

Entre os assuntos expostos, os clientes que passarem pela exposição poderão conferir a chegada dos pioneiros, experiências religiosas, escolas alemãs, vida comunitária, lazer e cultura, esporte, tradição, sociedades beneficentes, empreendedorismo e inovação, tempos de guerra e contribuição ao desenvolvimento de São Paulo.

Valdiza Maria Capranico, presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba, explica que a exposição é muito concorrida por conta de seu caráter histórico-cultural. “Constantemente vemos referências alemãs no dia a dia, seja em um restaurante com pratos típicos, manifestações culturais de música e literatura ou mesmo no futebol. Com esta mostra queremos levar um pouco mais deste rico intercâmbio entre Alemanha e Brasil”, complementa.

Para Vitor Pires Vencovsky, presidente do Rotary Club de Piracicaba – Vila Rezende, a exposição contribui com os objetivos do Programa de Intercâmbio de Jovens do Rotary. “Dois jovens alemães estão em Piracicaba para conhecer e trocar experiências culturais”, informa Vitor.

A exposição ficará no corredor do Restaurante Madero e Tok & Stok e também faz parte da Semana da Língua Alemã, comemorada em todo o Brasil, de 23 a 29 de abril.

SERVIÇO:

Exposição Viagem por uma São Paulo Alemã no Shopping Piracicaba

10 a 27 de abril

Local: Corredor do Restaurante Madero e Tok & Stok

Organização: Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba e Instituto Martius-Staden

Apoio: Shopping Piracicaba, Rotary Club de Piracicaba – Vila Rezende e Fundação Visconde de Porto Seguro

Informações: (19) 9.9608.6269 / (19) 3434.4499

Fonte: A Província – www.aprovincia.com.br