Campus de Piracicaba sedia mostra que retrata bairros da cidade
Campus de Piracicaba sedia mostra que retrata bairros da cidade

Campus de Piracicaba sedia mostra que retrata bairros da cidade

Até 31 de agosto, exposição de fotografias no Museu Luiz de Queiroz comemora os 250 anos do município

Exposição revela diferentes aspectos de Piracicaba no passado, como o Tupi Futebol Clube, campeão piracicabano de 1945 – Foto: Acervo IHGP

Como parte das comemorações dos 250 anos da cidade de Piracicaba, o Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba (IHGP) organizou a exposição itinerante Bairros de Piracicaba, que traz imagens dos bairros daquele município do interior paulista. Até 31 de agosto, o público poderá conferir a mostra no Museu Luiz de Queiroz da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP.

Entre os bairros fotografados está o Tanquã, com cliques atuais dos diversos pássaros que habitam o “pantanal piracicabano”, às margens do rio Piracicaba represado, naquela área, pela Represa de Barra Bonita. Outro bairro em destaque é o Tupi, com fotos antigas da estação de trem, da escola, dos costumes e personagens que habitaram o bairro no início do século 20, como também algumas fotografias atuais.

Belezas naturais de Piracicaba também são mostradas na exposição em cartaz no Museu Luiz de Queiroz – Foto: Acervo IHGP

De acordo com o IHGP, a intenção é destacar dois bairros afastados do centro da cidade que têm sua dinâmica e cultura próprias e, muitas vezes, são pouco visitados ou até mesmo desconhecidos dos próprios piracicabanos. As fotos são do acervo do IHGP, com curadoria de Carolina Martin.

A exposição pode ser vista de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h. O Museu Luiz de Queiroz da Esalq fica na Avenida Pádua Dias, 11, em Piracicaba. Entrada grátis. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (19) 3429-4305.

Fonte: Jornal da USP – Caio Albuquerque