Instituto Histórico e Pedagógico de Piracicaba tem novo presidente
Instituto Histórico e Pedagógico de Piracicaba tem novo presidente

Instituto Histórico e Pedagógico de Piracicaba tem novo presidente

Instituto Histórico e Pedagógico de Piracicaba tem novo presidente

Edson Rontani Júnior e Valdiza Maria Capranico ocupam presidência e a vice

O jornalista Edson Rontani Júnior é o novo presidente do IHGP (Instituto Histórico e Pedagógico de Piracicaba) e sua vice é Valdiza Maria Capranico, bióloga e autora de livros. A nova gestão 2022-2023 toma posse em evento agendado para dia 1º de abril. Rontani Júnior ocupa a cadeira de número 18 na APL (Academia Piracicabana de Letras) e tem como patrona Madalena Salatti de Almeida, autora do livro ‘Mombuca: povoação e desenvolvimento’ e historiadora dedicada a obras de assistência social. O jornalista também mantém viva a memória piracicabana em seu blog ‘A Foto e a História – Piracicaba Antiga’ (fotoeahistoria.blogspot.com).

Rontani, que foi vice-presidente de Pedro Vicente Ometto Maurano, destaca que os desafios para sua gestão é reaproximar associados, sociedade e estudiosos do IHGP após a retomada das atividades presenciais liberadas com a melhora do cenário de pandemia de covid-19. Estão nos planos palestras, rodas de conversa e distribuição de livros para entidades que atuam com a Terceira Idade e premiação de autores literários. O novo presidente pretende também dar continuidade à gestão anterior.

“Inclusive, já temos dois livros para lançamento em breve, ambos foram publicados na gestão de Pedro Maurano. E nesses próximos dois anos nosso principal desafio é chegar ao leitor e formar pessoas engajadas no digital por meio de e-books, livros digitais. Também devemos ter a digitalização de algumas peças e vemos uma carência de fotografias na cidade, o que podemos suprir com o nosso acervo. Assim, faremos um trabalho concentrado nas digitalizações. Também pretendemos incluir os principais jornais desta década em formato digital, inclusive o Jornal de Piracicaba bem como os demais.”

Tal trabalho tem como foco oferecer material para estudiosos, que poderão contar com acesso às notícias e também com o que Rontani chama por “diário da pandemia”, se referindo a como a cidade reagiu com a disseminação e controle da covid-19. O IHGP também continuará com as lives dentro de temas relevantes, com a Independência do Brasil – efeméride que completa 200 anos em 2022. Outros assuntos a serem abordados incluem os 100 anos da Estação da Paulista e os 200 anos da Câmara Municipal de Piracicaba. Também há oito publicações a serem finalizadas pelo instituto nos formatos impresso e digital.

Fonte: Jornal de Piracicaba. Por Laís Seguin, Cristiane Bonin cristiane.bonin@jpjornal.com.br