20 anos: Centro Cultural Martha Watts e Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba lançam livro comemorativo
20 anos: Centro Cultural Martha Watts e Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba lançam livro comemorativo

20 anos: Centro Cultural Martha Watts e Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba lançam livro comemorativo

Ao longo de duas décadas, o Centro Cultural Martha Watts (CCMW) respira arte, memória e cultura, por meio de seus visitantes, dos objetos artísticos, acervos históricos, de suas paredes que se tornaram uma galeria de arte e do seu museu que conta a história da educação metodista e de Piracicaba.

Para perpetuar sua incrível trajetória, o livro comemorativo “Colecionando Memórias: 20 anos do Centro Cultural Martha Watts” (Ed. Unimep) será lançado no dia 5 de dezembro, às 19h30, no Salão Nobre (rua Boa Morte, 1.225, Centro – Piracicaba), em parceria com Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba (IHGP). Uma versão digital também foi viabilizada e pode ser baixada gratuitamente pelo link https://bit.ly/46nEjPG.

A obra foi organizada pela coordenadora do Centro Cultural, profª Joceli Cerqueira Lazier, pelo jornalista Reinaldo Diniz e pela historiadora Ana Paula Paschoaldeli, e apresenta depoimentos, testemunhos e histórias daqueles que passaram pelo CCMW durante todo este tempo, sejam visitantes, pesquisadores, jornalistas, funcionários, estagiários, entre outros.

“Ler as memórias registradas no livro é como viajar no tempo de cada autor. Ao longo deste tempo sempre ouvíamos relatos com saberes diferenciados de suas passagens pelos espaços do centro cultural. A partir desses aspectos diferentes, de um público tão eclético, surgiu a ideia de coletarmos depoimentos na forma de livro. Não nos bastava mais a história oral, se fez necessário ter o registro fixado por escrito dessas experiências”, conta Joceli.

Ana Paula adianta que, a leitura das memórias que fazem parte do livro são um exercício de pura emoção, pois volta-se a momentos da história pessoal. “O livro se propõe a emocionar, ir além das palavras, registrar e trazer recordações, construir novas memórias e ressignificar novas histórias”, adianta a historiadora, que integra o corpo técnico do espaço há mais de 15 anos.

Para o jornalista Reinaldo Diniz, que integrou o corpo de estagiários por dois anos e parceiro de conteúdos audiovisuais enquanto profissional na TV Unimep, o Centro Cultural Martha Watts se tornou uma referência no fortalecimento e resistência das manifestações artísticas e culturais no Brasil. “O Centro Cultural Martha Watts se reinventou em diferentes formatos, estendendo suas atividades para outros espaços parceiros, aderindo fortemente o mundo virtual, buscando atrair novos públicos, e se adaptou durante um período delicado que foi a pandemia da Covid-19, por exemplo”, afirma Diniz, apresentado temáticas inseridas na obra.

O presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba, Edson Rontani Jr., explica que o IHGP é uma entidade movida pelo amor por Piracicaba e pela preservação da história do município, atribuições muito próximas da proposta do Centro Cultural Martha Watts. Ele, que já deixou gravado seu nome na realização de diversas ações junto ao CCMW, como lançamento de livros, organização de palestras e rodas de conversa, utiliza dessa premissa para enaltecer o quanto é importante pisar no centro cultural. “Quando recebemos pelo IHGP o pedido de apoio nesta publicação, de imediato todas estas rememorações e tantas outras povoaram nossa mente. Afinal, a história é rica em Piracicaba e ajudar a escrever esta história é papel tanto nosso, enquanto Instituto Histórico, quanto do aniversariante, no caso, o Centro Cultural”, enaltece, Rontani Jr.

Serviço – Lançamento do livro comemorativo “Colecionando Memórias: 20 anos do Centro Cultural Martha Watts”. Dia 5 de dezembro, às 19h30, no Salão Nobre (rua Boa Morte, 1.225, Centro – Piracicaba). Informações: @centroculturalmarthawatts.

Fonte: IHGP