Conheça os ganhadores do concurso literário da Flipira
Conheça os ganhadores do concurso literário da Flipira

Conheça os ganhadores do concurso literário da Flipira

O Concurso Literário Flipira – Festa Literária de Piracicaba recebeu de novembro a fevereiro suas inscrições e trabalhos. A comissão julgadora analisou os textos de 63 participantes e escolheu aqueles que melhor se destacaram nas categorias aluno de ensino médio e adulto. Os participantes são de 16 estados brasileiros e um representa o Japão.

Na categoria aluno de ensino médio, quatro participantes foram os ganhadores, já que dois empataram em terceiro lugar. A primeira colocada foi a aluna Ariane Sousa de Menezes, de Campos Belos (GO), que estuda no Instituto Federal Goiano. O segundo colocado foi o aluno do IFSP, Campus Piracicaba, Armani Rossini. Os dois classificados em terceiro lugar foram Camila Arrebola, de Santo Inácio (PR) e Daniel Francisco Habechian Negri Salim, que leciona no Instituto Baroneza de Rezende, em Piracicaba

Já na categoria adulto, o texto Animais – águas e nós, de Diogo Tadeu Silveira, da cidade de Oliveira (MG), foi selecionado em primeiro lugar. A segunda colocada foi Rafaela A. Schendroski Silva, de Santa Bárbara d’Oeste (SP), com o texto A Senhora dos gatos da Rua 14. O terceiro colocado, de Andaraí (BA), foi William Roberto Fraga Ramires, com o texto Cem anos de luta.

O principal critério para a seleção é que os textos deveriam ser inspirados nos livros A filha da floresta, Bem-te-vi feiticeiro, El-Rei dom sapo e o Fim de mundo, do piracicabano e precursor da literatura infantil Thales Castanho de Andrade, que aborda a necessidade de um futuro ambientalmente mais sustentável

A lista completa dos premiados e dos participantes que também farão parte da coletânea a ser organizada está disponível no site da Academia Piracicabana de Letras em www.academiapiracicabana.com.br.

A data e o local do evento de encerramento do concurso, com a entrega dos diplomas e prêmios aos ganhadores, serão informados em breve.

Comissão Julgadora – André Bueno de Oliveira, Mariana Camolese, Raquel Delvaje, Thiago Bonfim

Sobre a Flipira – A FliPira 4.O aconteceu nos dias 24, 25 e 26 de novembro de 2023 no Engenho Central de Piracicaba. A Festa Literária de Piracicaba teve como temas o escritor piracicabano Thales Castanho de Andrade, o meio ambiente e o Rio Piracicaba. A programação contou com oficinas, palestras, contação de histórias, apresentações musicais, lançamentos de livros, food trucks e um concurso literário.

Organização e apoio – Flipira 4.0 é uma realização da Academia Piracicabana de Letras (APL), Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba (IHGP) e Pecege. Tem apoio da Prefeitura do Município de Piracicaba, Secretaria da Ação Cultural, Biblioteca Municipal, Fealq, Golp, Clip e Neurônio Adicional e patrocínio do Colégio Objetivo, Acipi e Rotary.

Outras informações – Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba, telefone 19-3434-8811 ou e-mail ihgp@ihgp.org.br