Está completando mais de dois anos de atividade o projeto “Viajando na Leitura” mantido em Piracicaba pelo Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba e pela Academia Piracicabana de Letras. Trata-se de uma ação com geladeiras literárias, as geladeirotecas, que funcionam como bibliotecas fixas. Inicialmente elas foram instaladas em Terminais de Integração de ônibus urbanos, por onde circulam milhares de pessoas.
Vitor Pires Vencovsky, ex-presidente do IHGP e idealizador da iniciativa, diz que qualquer pessoa acumula em casa livros de qualquer tipo, muitas vezes lendo-o apenas uma vez. “O Viajando na Leitura tem por objetivo colocar em circulação esses livros, os quais são depositados nas geladeiras e retirados gratuitamente por qualquer pessoa”, diz. A campanha também incentiva a retirada e colocação de outros livros nas geladeiras, inclusive aqueles delas retirados e devolvidos após a leitura.
Hoje, são seis geladeiras espalhadas pelos seguintes pontos: Rodoviária Intermunicipal, Biblioteca Pública Municipal “Ricardo Ferraz de Arruda Pinto”, Etec Dep. Ary de Camargo Pedroso – Piracicaba (Etec Paulista), Parque do Engenho Central de Piracicaba (sede da Secretaria de Cultura e Casa do Artesão) e Assupira – Associação de Surdos-Libras Piracicaba.
Livros usados e novos podem ser doados na sede do IHGP que fica à rua professor José Martins de Toledo nº 109, Jaraguá, atendimento de segunda a quarta das 9 às 13 horas, quinta e sexta das 13 às 17 horas.
