Associados do IHGP elegem nova diretoria para o biênio 2022 a 2023
Associados do IHGP elegem nova diretoria para o biênio 2022 a 2023

Associados do IHGP elegem nova diretoria para o biênio 2022 a 2023

Foto: Tribuna de Piracicaba

Foi eleita no sábado (19/3/22) a nova diretoria do Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba (IHGP), liderada pelo jornalista Edson Rontani Júnior. A posse será no dia 01 de abril. Em assembleia geral, iniciada às 10h30, em segunda chamada, antes da aclamação da chapa única apresentada para o biênio 2022/2023, o atual presidente, Pedro Vicente Ometto Maurano apresentou aos associados um balanço de sua gestão, de 2021 a 2022, as dificuldades enfrentas devido à pandemia, as alternativas para dar continuidade aos trabalhos e os livros lançados e publicados no período. Ele desejou também sucesso aos seus pares, agradeceu aos colaboradores e se dispôs a colaborar com a nova gestão, como associado.
A Assembleia Geral foi secretariada por José Otávio Machado Menten, que seguiu criteriosamente os protocolos legais do processo. Ao abrir a fala para manifestações dos associados presentes, vários deles apresentaram projetos que estão desenvolvendo e que resultarão em livros a serem produzidos ao longo dos próximos dois anos pelo IHGP. Edson Rontani Jr. destacou que sua gestão será pautada pelo trabalho de comissões temáticas, que vão definir as diretrizes das ações a serem executadas, visando assim integração dos diretores e membros para um desempenho articulado e coletivo.

Algumas ações da gestão 2021/2022:
Informatização: Aquisição de celular, instalação de internet de alta velocidade, aquisição de HD externo e aplicativos necessários.
Adequações: Transmissão de eventos de forma virtual, via lives; estruturação do acervo e continuidade do processo de digitalização dos jornais.
Livros lançados e revista: Dos Solos de Piracicaba às Terras do Amazônia, de Adolpho Queiroz; Somos Todos Iguais, de Maurício Fernando Stênico Beraldo e Paulo Renato Tot Pinto; A Escola Naturalista de Pintura de Piracicaba, de Umberto Silveira Cosentino; O Circo do Veneno, de Diógenes Donisete Moreira; A Lenda da Cobrona, de Ivana Maria França de Negri; Revista nº 26, sobre os 100 anos do Grupo Dedini; As Luzes do Vale, de Marly Therezinha Germano Perecin, e Acervo do Monte Alegre, de Marilda Soares.

Composição da nova diretoria para o biênio 2022 a 2023:
Presidente: Edson Rontani Júnior
Vice-presidente: Valdiza Maria Capranico
1ª secretária: Sylvana Zein
2º secretário: Augusto Assis Cruz Neto
1º Tesoureiro: Waldemar Romano
2º Tesoureiro: Claudinei Pollesel
Orador: Armando Alexandre dos Santos
Diretor de acervo: Noedi Monteiro

Suplentes de Diretoria
1º – André Manoel da Silva
2º – Cynthia Regina da Rocha Silva
3º – Aracy Duarte Ferrari

Conselho Fiscal
1º – João Umberto Nassif
2º – Leandro Antonio Pavan
3º – Newman Ribeiro Simões

Suplentes do Conselho Fiscal
1º – Antonio Carlos Angolini
2º – Epaminondas Sansigolo B. Ferraz
3º – Luiz Antônio Rolim