Biografia de Prudente de Moraes é lançada durante comemoração da Proclamação da República
Biografia de Prudente de Moraes é lançada durante comemoração da Proclamação da República

Biografia de Prudente de Moraes é lançada durante comemoração da Proclamação da República

Biografia de Prudente de Moraes é lançada durante comemoração da Proclamação da República

A Câmara de Vereadores realizou na noite de hoje (12), reunião solene em comemoração à Proclamação da República, ao restauro do Museu Histórico-Pedagógico e ao seu (…)

Hugo Pedro Carradore

A Câmara de Vereadores realizou na noite de hoje (12), reunião solene em comemoração à Proclamação da República, ao restauro do Museu Histórico-Pedagógico e ao seu patrono, Prudente de Moraes. Durante a ocasião foi lançado o livro A Saga de Prudente de Moraes, o Pacificador – de autoria do historiador Hugo Pedro Carradore.

Após a execução dos Hinos Nacional e da Proclamação da República, o vereador Euclides Buzetto (PT) falou sobre a importância de se comemorar a data de 15 de novembro, elogiou o trabalho de restauração do Museu Histórico-Pedagógico e recomendou a leitura do livro lançado durante a solenidade. “É uma obra apaixonante, que retrata Prudente não apenas como político, mas também como um ser humano denso em qualidades, com caráter de ferro, que não se dobrou, não se vendeu, que permaneceu íntegro. É um livro que nos leva a meditar e aprender”, comentou o vereador.

O presidente da Câmara, João Manoel dos Santos (PTB), discorreu sobre a dedicação de Prudente de Moraes a Piracicaba, destacando os feitos do primeiro presidente civil da Nação, que também presidiu a Casa de Leis municipal. “Prudente de Moraes foi um grande defensor do nosso povo, deve ser sempre lembrado e homenageado”, declarou o vereador.

Após o ato oficial de lançamento de sua obra, Hugo Pedro Carradore agradeceu à Câmara pela homenagem a Prudente de Moraes e pelo apoio na recuperação do Museu Histórico-Pedagógico.

Durante o evento apresentaram-se a Orquestra Piracicabana de Viola Caipira, regida pelo maestro Jorge Bargas e o ator Benedito Daniel Valim, que representou Prudente de Moraes, contando em primeira pessoa a trajetória política do homenageado.

Compuseram a mesa de honra da solenidade o vereadores João Manoel dos Santos e Euclides Buzetto; o secretário municipal de Ação Cultural, Omir Lourenço, representando o prefeito Barjas Negri (PSDB); a diretora da Biblioteca Pública Municipal, Lucila Maria Calheiros Silvestre; o historiador Hugo Pedro Carradore; o presidente Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba, Pedro Caldari, o delegado seccional de polícia, João José Dutra, o secretário municipal de Cultura de Itu, Ricardo Vandré e a bisneta de Prudente de Moraes, Maria da Glória Silveira Mello.

Ademir Barbosa – MTb 54.006

Fotos: Marcio Bissoli – MTb 48.321

Fonte: Câmara Municipal de Piracicaba