Câmara desenvolve produções para os 250 anos de Piracicaba
Câmara desenvolve produções para os 250 anos de Piracicaba

Câmara desenvolve produções para os 250 anos de Piracicaba

Câmara desenvolve produções para os 250 anos de Piracicaba

Contagem regressiva, vídeos de depoimentos e medalha comemorativa marcam comemorações do aniversário de Piracicaba

Câmara de Vereadores de Piracicaba

Os 250 anos de Piracicaba, comemorados nesta terça-feira (1o), envolvem ações da Câmara de Vereadores desde o início do semestre, quando foram apresentadas iniciativas em reconhecimento a importância da data. Equipes dos departamentos de Cerimonial, Comunicação, TV Câmara e Documentação e Arquivo estão envolvidas na produção de exposição, eventos e materiais audiovisuais. 

Desde o dia 23 de abril, a Câmara iniciou contagem regressiva de 100 dias para o aniversário da cidade. Diariamente, foram publicadas fotos de diferentes bairros e monumentos na página do Legislativo no Facebook, assim como o site oficial contou com um cronômetro para marcar dias, horas e segundos para a data. Na Rádio Câmara Web, foram registradas 71 mensagens pelos 250 anos da cidade. 

Os fotógrafos da Câmara, Davi Negri e Fabrice Desmonts participaram da organização e da curadoria da exposição Janelas do Tempo, que será aberta nesta segunda-feira (31), a partir das 19 horas, no auditório da Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba). Serão exibidas obras de 16 fotógrafos profissionais retratando transformações urbanas da cidade. 

Nesta terça-feira (1o), dia do aniversário de Piracicaba, a Câmara de Vereadores realiza a reunião solene para entrega da Medalha 250 Anos em homenagem a 15 entidades e personalidades. Já na sexta-feira (4), acontece também no salão nobre Helly de Campos Melges, a partir das 19h30, o evento em comemoração aos 140 anos da imigração da Família Vitti, que deu origem ao bairro Santana. 

Outra iniciativa da Câmara de Vereadores de Piracicaba é o Projeto 250. A partir desta terça-feira, o Legislativo passará a exibir nas redes sociais e na TV Câmara os vídeos realizados para as reuniões solenes. O primeiro será sobre a Medalha 250 Anos. “Com esse projeto, queremos levar ao conhecimento da população as nossas produções”, disse Valéria Rodrigues, diretora do Departamento de Comunicação. A iniciativa segue até 1 de agosto de 2018. 

Também estão previstas publicações de dois livros para o segundo semestre. Um resgata 250 nomes de ruas, numa espécie de glossário sobre vias públicas. Todos os bairros foram listados e o município foi dividido em seis regiões (Centro, leste, oeste, norte, sul e zona rural). Além de explicar a origem de cada nome das ruas escolhidas, a obra trará o número da lei que conferiu a denominação. 

O outro livro é uma nova edição do “Noiva da Colina”, lançado em 1975, com coordenação dos historiadores Guilherme Vitti, da Câmara, e Leandro Guerrini. “É uma forma de homenagear essas figuras importantes da cidade, que fizeram um excelente trabalho de levantamento da história de Piracicaba”, enfatiza Fábio Bragança, historiador e diretor do Departamento de Documentação e Arquivo. 

ATO CÍVICO – O presidente da Câmara de Vereadores de Piracicaba, Matheus Erler (PTB) participará do ato cívico, nesta terça-feira (1), a partir das 9 horas, na praça José Bonifácio, em importante momento para comemoração dos 250 anos da cidade. O ato é organizado pela Comissão de Eventos Cívicos da Prefeitura de Piracicaba, com apoio do Tiro de Guerra 02-028, do IHGP (Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba) e grupos de escoteiros. 

A atividade envolverá o hasteamento das bandeiras Nacional, do Estado de São Paulo e de Piracicaba. O historiador Fábio Bragança, diretor de Documentação e Arquivo, fará uma explanação sobre a cidade e alunos das escolas municipais Professor Taufic Dumit e a infantil Professor Sabino Stênico se apresentarão. Valdiza Caprânico, presidente do IHGP, entregará cópia da escritura original de compra e venda da sesmaria da margem esquerda do rio Piracicaba ao prefeito Barjas Negri. A Banda do Exército Brasileiro executará o Hino de Piracicaba. 

SELO – Ainda nesta terça-feira (1o), no Engenho Central, haverá o lançamento do selo (Correios), do carimbo (Acipi) e do marco de aniversário dos 250 anos. O evento é aberto a toda a população, sendo que a entrada deve ser feita pela Ponte do Morato ou pela Passarela Estaiada.

O selo e o carimbo seguem o logotipo oficial das comemorações. Eles foram desenvolvidos pelo publicitário Fábio Grecchi, após concurso promovido pela Prefeitura de Piracicaba. A inspiração, segundo o autor, vem da Rua do Porto, um dos principais cartões-postais de Piracicaba. “Juntei os elementos Engenho Central, peixe e rio à cana-de-açúcar para ressaltar tanto as belezas naturais quanto para lembrar o desenvolvimento da cidade”, disse Grecchi.

Texto:  Erich Vallim Vicente – MTB 40.337

Fonte: Câmara Municipal de Piracicaba