Cecílio Elias Netto lança livro: “Piracicaba que amamos tanto”
Cecílio Elias Netto lança livro: “Piracicaba que amamos tanto”

Cecílio Elias Netto lança livro: “Piracicaba que amamos tanto”

Cecílio Elias Netto lança livro: “Piracicaba que amamos tanto”

Evento foi realizado no Salão Nobre Hely de Campos Melges e atraiu um grande público

O jornalista e escritor Cecílio Elias Netto

Em busca de resgatar as histórias e as raízes piracicabanas, o jornalista e escritor Cecílio Elias Netto lançou na tarde de ontem (24), o livro “Piracicaba que amamos tanto”. O evento ocorreu no salão nobre da Câmara de Vereadores e reuniu cerca de 200 pessoas.

O vereador Pedro Kawai (PSDB), que é o primeiro secretário da Mesa Diretora, representou o presidente da Câmara, Matheus Erler (PSC), e abriu a solenidade relatando o momento histórico e de reconhecimento tanto para a cidade quanto para o autor.

“O livro vem para solidificar e trazer reconhecimento a história de Piracicaba. Muitos que chegam na cidade são acolhidos de tal forma que não querem ir embora”, disse o vereador.

A obra é o primeiro volume de três livros escritos por Cecílio Elias Netto, como forma de homenagear os 250 anos da cidade, que serão completados no dia 1° de agosto de 2017. O objetivo é trazer aos cidadãos um ponto de partida para o conhecimento da história, cultura e sociedade.

Emoção e humor marcaram a fala de Cecílio, quando ele relatou os motivos que o levaram a escrever. “Me sinto honrado neste momento, numa mistura de sentimentos. Em um primeiro momento me perguntava: Para quem estou escrevendo? Para a geração do twitter que não é. Mas depois, vi que era a oportunidade de deixar a todos a singularidade dessa cidade. Piracicaba precisa saber suas raízes, a história e a essência”, disse.

O autor terminou o seu discurso dizendo que Piracicaba precisa conhecer esta terra e destacou a expressão de Agostinho Hipona, o Santo Agostinho. “Ninguém ama aquilo que não conhece. O livro provoca este sentimento. Nós somos o futuro da juventude”, concluiu.

O evento também contou com a apresentação dos músicos, Márcio Sartori e Rui Kleiner, que entoaram a música “Madrugada Piracicabana” e o hino da cidade. Além disso, Cecílio também recebeu uma camiseta do Esporte Clube XV de Novembro, como forma de homenagem.

Prestigiaram e compuseram a mesa o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Tarcísio Ângelo Mascarim, o presidente do XV, Rodrigo Campos Boaventura, o secretário de Comunicação da Oscipi Pira 21, Álvaro França, o presidente da empresa Caterpillar, Odair Renosto, o presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba (IHGP), Vitor Vencovsky, o reitor da Universidade Metodista de Piracicaba, Gustavo Jacques Dias Alvim e a coordenadora de Relações Externas da empresa Raízen, Débora da Costa Barros.

Texto:  Natália Zanini

Fonte: Câmara Municipal de Piracicaba