Estudantes do Colégio Jardins conhecem o Legislativo
Estudantes do Colégio Jardins conhecem o Legislativo

Estudantes do Colégio Jardins conhecem o Legislativo

Estudantes do Colégio Jardins conhecem o Legislativo

Construindo a cidadania. Na tarde de hoje (25/05), 60 estudantes do Colégio Jardins conheceram a Câmara de Vereadores. Os alunos participaram do programa Conheça o (…)

Fonte: Câmara Municipal de Piracicaba

Estudantes do Colégio Jardins conheceram a Câmara de Vereadores

Construindo a cidadania. Na tarde de hoje (25/05), 60 estudantes do Colégio Jardins conheceram a Câmara de Vereadores. Os alunos participaram do programa Conheça o Legislativo, a convite do vereador João Manoel dos Santos (PTB). O programa que abriu as portas da Câmara para os estudantes da cidade conhecerem o trabalho do Legislativo e dos vereadores foi iniciado em 2004, por iniciativa do próprio vereador João Manoel.

Ao falar aos estudantes, o vereador João Manoel lembrou o famoso texto O Analfabeto Político, do poeta e dramaturgo alemão Bertolt Brecht. “O pior analfabeto é o analfabeto político. Ele não ouve, não fala, nem participa dos acontecimentos políticos. Ele não sabe que o custo de vida, o preço do feijão, do peixe, da farinha, do aluguel, do sapato e do remédio dependem das decisões políticas. O analfabeto político é tão burro que se orgulha e estufa o peito dizendo que odeia a política. Não sabe que, da sua ignorância política, nasce a prostituta, o menor abandonado, e o pior de todos os bandidos, que é o político vigarista, pilantra, corrupto e lacaio das empresas nacionais e multinacionais”, disse o parlamentar aos estudantes. (Foto 1 – Ao alto à direita)

O vereador também realizou a entrega de seis livros que reúnem a Consolidação das Leis do Município para a biblioteca do Colégio Jardins. Os exemplares foram recebidos pela coordenadora pedagógica da escola, Agatha B. Valeriano. (Foto 2 – Abaixo à Esquerda)

Os alunos assistiram a uma palestra do historiador Fábio Bragança, que abordou desde o surgimento das Câmaras Municipais; nossa herança portuguesa e a implantação da primeira Câmara brasileira, que ocorreu em São Vicente/SP em 1532.

Em Piracicaba, a Câmara foi implantada em 1822, quando a cidade ganhou a condição de Vila e passou a se chamar Vila Nova da Constituição, como não tinha prédio próprio, as reuniões eram realizadas na casa dos vereadores. Em seguida em prédio na Praça José Bonifácio, depois para o prédio onde hoje funciona a Escola Moraes Barros, passando para residência localizada onde hoje é o estacionamento do Legislativo, até chegar ao prédio atual, ensinou aos alunos o historiador.

Filmes históricos

O historiador Fábio Bragança incluiu em sua palestra a exibição de dois curtas: “Piracicaba”, produzido em 1922 e “O Trem Paulista” produzido em 1962. Os filmes fazem parte do DVD “Memória Ferroviária – Piracicaba”, do Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba.

Na sequência, os estudantes ouviram o advogado Bruno Oliveira falar sobre os Sistemas Políticos e Formas de Governo. Oliveira fez uma explanação sobre o sistema de governo republicano e os três poderes: Legislativo, Executivo e Judiciário, explicando como funciona cada um deles e seu papel no contexto político e social do país.

No papel de legisladores

O diretor do Departamento Legislativo da Câmara, Sandro Silveira, conversou com os estudantes sobre a composição atual da Câmara e a importância do trabalho dos vereadores, além de coordenar a simulação de uma reunião ordinária, em que os estudantes do Colégio Jardins exerceram o papel dos vereadores e aprenderam sobre a atuação e exercício do cargo, além do uso da tribuna e dos apartes.

Empolgados, os estudantes discutiram um projeto de lei proibindo o uso de telefones celulares em sala de aula e aprovaram a proposta. O exercício serviu para mostrar aos estudantes o cotidiano de discussões e votações dos vereadores.

Proibição já é lei

Desde 30 de maio de 2008, quando foi sancionada, a Lei Municipal Nº 6.242 de autoria do vereador João Manoel dos Santos (PTB) proíbe o uso de telefone celular, aparelhos de MP3 ou similares, dentro das salas de aula na cidade.

João Manoel gostou da aprovação dos estudantes à proibição de autoria. “A proposta é para o bem deles. Acho importante que os estudantes debatam o assunto e entendam a importância da lei em vigor”, afirmou o parlamentar.

Talita M. Favalli (presidenta), Leandro Concelliero Dantas (primeiro secretário) e Ivan da Costa Souza (segundo secretário) formaram uma Mesa Diretora da Câmara e coordenaram a simulação da reunião camarária.

A coordenadora pedagógica do Colégio Jardins, Agatha B. Valeriano, explicou que a escola tem uma proposta de educar para a vida, formando adultos conscientes e cidadãos atuantes. O Programa Conheça o Legislativo vem de encontro com a proposta de construção da cidadania desenvolvido pela escola localizada no Morumbi.

Texto: Vitor Ribeiro – Mtb 21.208

Fotos: Gustavo Annunciato

Fonte: Câmara Municipal de Piracicaba