Homenagem da Câmara à Revolução de 32 pode acontecer na praça central
Homenagem da Câmara à Revolução de 32 pode acontecer na praça central

Homenagem da Câmara à Revolução de 32 pode acontecer na praça central

Homenagem da Câmara à Revolução de 32 pode acontecer na praça central

Homenagens em comemoração ao aniversário da Revolução Constitucionalista de 1932 poderão acontecer na Praça José Bonifácio ou no Museu Prudente de Moraes

Laércio Trevisan Jr. é autor do projeto de decreto legislativo 53/2022

As homenagens da Câmara Municipal de Piracicaba em comemoração ao aniversário da Revolução Constitucionalista de 1932 – celebrado anualmente no dia 9 de Julho – poderão, agora, não mais apenas acontecer nas dependências do Legislativo piracicabano, mas também no entorno do Monumento ao Soldado Constitucionalista, localizado na Praça José Bonifácio, ou no Auditório do Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes.

A mudança foi aprovada na noite desta quinta-feira (6), na 48ª reunião ordinária do ano, proposta por meio do projeto de decreto legislativo 53/2022, de autoria do vereador Laércio Trevisan Jr., que altera o decreto legislativo 4/98, que originalmente instituiu a celebração na Casa.

Além de mudar o local da comemoração, a propositura ainda estipula que, anualmente, uma comissão será nomeada por Ato da Presidência, composta pelo vereador proponente, por um representante da Secretaria Municipal da Ação Cultural, um representante do Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes, um representante do Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Piracicaba (Codepac) e um representante do Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba (IHGP). Antes, a comissão era formada por três vereadores.

“Foi na praça 07 de setembro, atual praça José Bonifácio, no dia 16 de julho de 1932 onde os primeiros voluntários se inscreveram para a Revolução. Inicialmente, 200 membros se apresentaram para a inscrição, divididos em soldados, corpo médico, corpo de enfermeiras, dentistas e farmacêuticos, mas ao final totalizava-se 600 voluntários que partiriam ainda naquele dia para a frente de batalha e um segundo batalhão com mais 200 homens, partiram no dia 24 de julho”, traz o texto da propositura que passa a valer após a sua publicação. 

Fonte: Câmara Municipal de Piracicaba