IHGP lança revista anual e discute a preservação da história local
IHGP lança revista anual e discute a preservação da história local

IHGP lança revista anual e discute a preservação da história local

Revista anual trará um retrato histórico dos principais acontecimentos de 2022

A historiadora Ana Torrejais e o humorista gráfico Fábio San Juan trarão temas como o Prudente de Moraes e o humor gráfico na imprensa local

No próximo sábado (30), às 16h, o IHGP (Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba) realizará o lançamento de sua revista anual, referente ao ano de 2022, na Biblioteca Municipal. Edson Rontani Júnior, presidente da instituição, destaca que a publicação reúne os principais eventos ocorridos no último ano, sob diferentes perspectivas de diversos autores. Os primeiros 120 participantes terão o privilégio de receber gratuitamente um exemplar da revista.

Na Revista serão apresentados tratados históricos sobre datas redondas vividas em 2022 como os 100 anos da Estação da Paulista, os 200 anos da Câmara de Vereadores, os 255 anos de fundação de Piracicaba entre outros. Durante o lançamento haverá uma mesa-redonda na qual serão discutidos temas sobre a preservação da história em Piracicaba.

O evento terá a participação de Ana Torrejais, diretora do Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes, discorrerá sobre Prudente de Moraes, patrono do IHGP e terceiro presidente da República. Além disso, ela falará sobre a preservação da história e do acervo do Museu Prudente de Moraes.

A historiadora é natural de Lisboa, Portugal. Mestre em História Social pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas pela USP (Universidade de São Paulo), com especialização acadêmica em História da Ciência e Tecnologia. Possui bacharelado e licenciatura em Conservação e Restauro de Bens Culturais pelo Instituto Politécnico de Tomar (Portugal) e especialização profissional na área de Museologia, com ênfase em Conservação e Gestão de Coleções.

Em seguida, o professor Fábio San Juan explicará sobre o humor na imprensa local, visto que na Biblioteca Municipal de Piracicaba está exposta a paralela do Salão Internacional de Humor de Piracicaba,  intitulada “Pamonhas, Ainda”, com artistas piracicabanos. Ele discorrerá sobre o humor gráfico na imprensa e outros veículos.

Fábio é licenciado em Artes Visuais pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) e especialista em História da Arte pelo Instituto Claretiano de Rio Claro. Já ministrou aulas, cursos e palestras em instituições de Piracicaba, Americana, Limeira e São Paulo, como Sesc, Senac, Esalq/USP, Unimep, Unicamp, Colégio Piracicabano, Associação Paulista de Medicina e em prefeituras. Atua como palestrante, professor de cursos livres e agente de turismo em sua empresa Apreciando Arte desde 2013, além de manter o canal do YouTube e site de mesmo nome.

Fonte: Jornal de Piracicaba