Kawai destaca legado de luta dos 48 anos do Instituto Histórico
Kawai destaca legado de luta dos 48 anos do Instituto Histórico

Kawai destaca legado de luta dos 48 anos do Instituto Histórico

Kawai destaca legado de luta dos 48 anos do Instituto Histórico

O parlamentar participou da sessão magna realizada na noite desta terça-feira, nas dependências do salão nobre da Câmara “Prof. Helly de Campos Melges”.

Pedro Kawai, Vitor Pires Vencovsky e Pedro Cruz

O vereador Pedro Kawai (PSDB) integrou o rol de personalidades que participaram da sessão magna do Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba, presidido por Vitor Pires Vencovsky, em solenidade no salão nobre da Câmara de Vereadores de Piracicaba “Prof. Helly de Campos Melges”, nesta terça-feira (4), às 20h00, que marcou os 48 anos do Instituto, além de referendar os 248 anos de aniversário de fundação da cidade.

Pedro Kawai destacou a realização do evento anual do Instituto Histórico, que neste ano marca os 48 anos de existência, em trabalho relevante no resgate de nossa história, que nos fortalece e que mostra o porque o piracicabano é o que é, graças aos que passaram por aqui, com dedicação e acima de tudo ao amor por esta terra.

O parlamentar falou da importância em se preservar os monumentos, que trazem principalmente às nossas crianças, o despertar da curiosidade para saber quem foi e o que é determinado monumento e, porque ele está ali. Além de considerar que a cada dia que passa a cidade de Piracicaba está mais exuberante. E, também saldou o mais novo associado do Instituto, Antônio Carlos Angolini, limeirense, morador do distrito de Tupi desde o ano de 1949, dinâmico historiador e empreendedor, que passou grande parte de sua vida no resgate da história piracicabana.

Kawai finalizou seu discurso evocando o pensamento do jornalista e escritor piracicabano, Cecílio Elias Neto, que diz que só se ama aquilo que se conhece, no que ressaltou a importância do Instituto Histórico permanecer com o trabalho que desenvolve, para continuar despertando o amor de todos por Piracicaba. Além de considerar a importância de se propagar a bondade.

A mesa diretora dos trabalhos da noite contou com a presença do presidente do Instituto Histórico, Vitor Pires Vencovsky, que coordenou a solenidade; o orador oficial do Instituto Histórico e responsável pelo protocolo, o Reitor da UNIMEP (Universidade Metodista de Piracicaba) e, presidente da Academia Piracicabana de Letras, Gustavo Jacques Dias Alvim; o palestrante da noite, o jornalista Edson Rontani Júnior, que abordou sobre a importância de manter vivo os sonhos de uma Piracicaba que se mistura com os ícones de nossa imaginação, ao perpetuar lendas e crendices locais; o vice-presidente do Instituto Histórico, Toshio Icizuca; os vereadores do PSDB, Pedro Cruz e Pedro Kawai; a primeira secretária do Instituto Histórico, Valdiza Maria Caprânico; o representante do Exército Brasileiro, tenente Hélio Sousa Lima, delegado da 10ª Junta do Serviço Militar; Waldomiro Sacarpari, representante do presidente da Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba), Pedro Checoli e, Antônio Roberto, representante da Associação Comercial de Industrial da cidade de Santa Bárbara d’Oeste.

Associados do IHGP

Após as condecorações, o mais novo integrante do Instituto Histórico, Antônio Carlos Angolini agradeceu o recebimento das comendas e, falou da importância de Piracicaba se preparar para comemorar no próximo ano, os 150 anos de chegada dos imigrantes americanos, em 1866, que após a guerra de secessão se aportaram primeiro em Piracicaba, para depois, quatro após se dirigir à cidade de Santa Bárbara d’Oeste, erguendo a primeira igreja Batista do Brasil naquela localidade, sendo que foi primordial o papel da Câmara de Piracicaba em conflitos com a população local, católica, frente a um povo predominantemente evangélico e com costumes e cultura bem diferentes da nossa.  

Fonte: Câmara Municipal de Piracicaba