Kawai participa da entrega das sedes da Orquestra Sinfônica e do IHGP
Kawai participa da entrega das sedes da Orquestra Sinfônica e do IHGP

Kawai participa da entrega das sedes da Orquestra Sinfônica e do IHGP

Kawai participa da entrega das sedes da Orquestra Sinfônica e do IHGP

Sedes ficam no Jaraguá e entidades terão permissão de uso até dezembro de 2016.

Entrega das sedes da Orquestra Sinfônica e do IHGP

O vereador Pedro Kawai (PSDB) participou na tarde desta terça-feira (9), da entrega oficial das casas que servirão de sede da Orquestra Sinfônica de Piracicaba e do Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba (IHGP). Participaram do ato o prefeito Gabriel Ferrato (PSDB) e a secretária municipal da Ação Cultural, Rosângela Camolese.

Os imóveis ficam na rua Professor José Martins de Toledo, no bairro Jaraguá e a permissão de uso vai até o dia 31 de dezembro de 2016. O local será mantido pelas entidades por meio das subvenções concedidas pela SEMAC (Secretaria Municipal da Ação Cultural) e atendem reivindicação das instituições.

A sede da Sinfônica é o imóvel de número 96, que será denominado de “Maestro Egildo Pereira Rizzi”. Já a casa de número 109 será a sede do IHGP. Em ambos os casos, as entidades deverão destinar o imóvel exclusivamente à gestão e execução de suas atividades estatutárias, podendo cedê-lo, no todo ou em parte, para uso não exclusivo de entidades voltadas ao fomento da cultura em todos os seus aspectos, desde que não deixem de se responsabilizar pelo uso adequado do local e com prévia e expressa autorização da Secretaria Municipal da Ação Cultural.

A secretária municipal da Ação Cultural, Rosângela Camolese, ressaltou o trabalho da orquestra. “A Orquestra Sinfônica de Piracicaba existe há mais de 100 anos e vem realizando concertos gratuitos à população. Algo que tem grande relevância cultural, além da promoção social”, afirmou. Quanto ao IHGP, ela ressaltou que o instituto “incentiva e promove pesquisas e estudos sobre vários aspectos da literatura, que colabora com o Poder Público e incentiva a produção literária, de forma a ser fundamental no município”.

Para o vereador Pedro Kawai trata-se de atender uma reivindicação de extrema importância e relevância para a cultura de Piracicaba. “São dois trabalhos importantes para Piracicaba que devem ser cuidados e incentivados para uma qualidade cada vez melhor”, conclui parlamentar.

Estiveram presentes representantes de diversas áreas da cultura – entre elas as artes plásticas, a música e o teatro –, o prefeito Gabriel Ferrato, a Secretaria da Ação Cultural, Rosângela Camolese, os presidentes do IHGP, Vitor Vencovsky, e da Sinfônica, Milton de Mori.

SINFÔNICA – Fundada em 1900, a Orquestra de Piracicaba teve como primeiro-regente Lázaro Lozano, estreando no dia 24 de março daquele ano, na matriz de Santo Antônio. O irmão de Lázaro, Fabiano, tocava com o compositor e instrumentista Erotides de Campos e, juntos, idealizaram, em 1913, a Orquestra Theatro-Cinema de Piracicaba, mais tarde conhecida como Orquestra Lozano, que tinha como um dos integrantes Belmácio Pousa Godinho e Benedito Dutra. Outros títulos nomeavam a hoje chamada Orquestra Sinfônica de Piracicaba. Em 1929, era Orquestra Piracicabana e, na década de 40, passou a se chamar Orquestra Piracicabana de Amadores, tendo como regente o maestro belga Edgard Van Den Braden, que assumiu o posto deixado por Benedito Dutra. Em 1994, o sonho dos anos 20 se concretizou e surgiu a Orquestra Sinfônica de Piracicaba, sob a direção de Hélio Manfrinato, Olênio Veiga e Egildo Pereira Rizzi.

IHGP – O Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba é uma entidade movida pelo amor à cidade de Piracicaba e à preservação de sua história. É hoje o principal centro de documentação e memória do município e importante fonte de pesquisa para estudantes, jornalistas e historiadores. É também uma ativa instituição cultural, responsável pela edição de livros e uma revista anual, organização de cursos, palestras, apoio didático para escolas e professores, promovendo sempre a pesquisa e o conhecimento da história e da geografia de Piracicaba.

Texto:  Assessoria parlamentar

Revisão:  Patrícia Moraes Sant’Ana – MTB 24.154

Fonte: Câmara Municipal de Piracicaba