Kawai participa de lançamento de livro no IHGP
Kawai participa de lançamento de livro no IHGP

Kawai participa de lançamento de livro no IHGP

Kawai participa de lançamento de livro no IHGP

Parlamentar participou do lançamento do Folclore Político em Piracicaba e outras plagas

Vereador Pedro Kawai

O vereador Pedro Kawai (PSDB) participou na última sexta-feira (14) do lançamento do livro “Folclore Político em Piracicaba e outras plagas”, realizado pelo IHGP (Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba). Organizada pelo publicitário Adolpho Queiroz e pelos jornalistas Cecílio Elias Neto e Evaldo Vicente, a obra reúne histórias da política nacional e piracicabana e tem ilustrações do cartunista Erasmo Spadotto.

Dividido em duas partes, na primeira o livro traz discussões de natureza científica sobre as origens do folclore político no jornalismo brasileiro, a partir de pequenas historietas contadas em seções clássicas de jornais como Jornal do Brasil, Folha de São Paulo, e colunas como Porandubas Políticas, de Gaudêncio Torquato.

Já na segunda, são reunidas pequenas histórias sobre políticos de Piracicaba, da região e do país, publicadas na imprensa piracicabana, em jornais como Folha de Piracicaba, na seção Cactus, nos anos 50, O Diário, Jornal de Piracicaba e Tribuna Piracicabana. “Fui buscar nos clássicos e na pouca produção científica sobre o campo do folclore político algumas diretrizes para pensá-lo no campo acadêmico, ora como gênero jornalístico, ora como instrumento da folkcomunicação, ora como comunicação boca a boca”, diz Queiroz.

No texto de apresentação de Folclore Político, o presidente do IHGP, Victor Vencowski, afirma que a publicação chega como um “novo olhar sobre a história local/regional/nacional, pela peculiaridade do humor”. O presidente da Sociedade Politicom, Roberto Gondo, apresenta a obra como “um novo movimento da inventividade dos autores sobre a realidade política”.

Os autores de Folclore Político têm grande experiência na imprensa piracicabana. Com 58 anos de carreira, Cecílio Elias Neto atuou como editor e diretor da Folha de Piracicaba e O Diário e hoje comanda o jornal online A Província. Evaldo Vicente dirige a Tribuna Piracicabana há 40 anos.

Erasmo Spadotto é cartunista do Jornal de Piracicaba há 20 anos. Já Adolpho Queiroz atuou como redator de O Diário e Jornal de Piracicaba nos anos 1970 e hoje é pesquisador na área de comunicação e marketing político e leciona na Universidade Presbiteriana Mackenzie, de São Paulo.

Pedro Kawai, que é presidente da Comissão de Educação, Esportes, Cultura, Ciência e Tecnologia, parabenizou os idealizadores do livro que recuperar a memória política da cidade, com muito bom humor.

Texto:  Assessoria parlamentar

Revisão:  Patrícia Moraes Sant’Ana – MTB 24.154

Fonte: Câmara Municipal de Piracicaba