Prefeitura lança logotipo que comemora os 250 anos de Piracicaba
Prefeitura lança logotipo que comemora os 250 anos de Piracicaba

Prefeitura lança logotipo que comemora os 250 anos de Piracicaba

Prefeitura lança logotipo que comemora os 250 anos de Piracicaba

Logo por Fábio Grecchi

Foi apresentado hoje (17) o logotipo oficial para as comemorações do aniversário de 250 anos de Piracicaba. O trabalho escolhido foi o do publicitário Fábio Grecchi, após votação dos integrantes da comissão, criada para as festividades da cidade.

O concurso, promovido pela Prefeitura, recebeu pela internet 22 trabalhos de publicitários de Piracicaba e de outras cidades da região, como Campinas. Os secretários José Antonio de Godoy (Governo e Desenvolvimento Econômico) e Rosângela Camolese (Ação Cultural e Turismo) são os responsáveis pela organização das festividades, ao lado de entidades da cidade. Participaram da coletiva representantes da Esalq (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz), IHGP (Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba), Rotary, Sesc (Serviço Social do Comércio), Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba), da Fumep (Fundação Municipal de Ensino de Piracicaba) e da Comissão de Eventos Cívicos.

Para a escolha, foram apresentados os trabalhos (sem qualquer identificação) e foi feita uma primeira votação. Dos 22, restaram seis propostas. Em seguida, em nova votação, foram escolhidos três e, com 16 votos, acabou sendo escolhido o logotipo do publicitário Fábio Grecchi.

O logotipo criado pelo publicitário Fábio Grecchi buscou inspiração nas belezas que as pessoas, tanto os piracicabanos quanto os turistas, veem na região da Rua do Porto, um dos principais cartões-postais de Piracicaba. “Juntei os elementos Engenho Central, peixe e rio à cana-de-açúcar, para ressaltar tantos as belezas naturais quanto lembrar o desenvolvimento da cidade, por meio do agronegócio”, explicou Grecchi.

FESTIVIDADES – Os integrantes da Comissão dos 250 anos já se reuniram por duas vezes. Na primeira, além da apresentação formal, foi escolhido o logotipo. No segundo encontro, as entidades e as secretarias municipais apresentaram suas ações para as festividades dos 250 anos, que ocorrerão durante todo o mês de agosto.

Entre as programações já confirmadas estão a comemoração feita na praça José Bonifácio, pela manhã e também um evento, que ocorrerá no Marco de Fundação da Cidade, localizado no Engenho Central, no período da tarde. Rosângela lembrou que o prazo final para envio de programações para a Semac será na última sexta-feira de abril (28) e, que depois deste prazo, será formatada uma planilha com a programação. Ela lembra que as propostas podem ser enviadas para o e-mail semac@piracicaba.sp.gov.br

A roteirização das festividades está centralizada na Semac_Tur. A secretária Rosângela Camolese explicou que a intenção é de que, independentemente das ações oficiais, as empresas ou entidades poderão, ao longo deste ano e do próximo, desenvolverem atividades alusivas ao aniversário da cidade.

O secretário Godoy explicou que, apesar da crise financeira da Prefeitura e dos constantes cortes de gastos, a comissão vem usando de criatividade e bom senso para as ações do aniversário, todas com baixo custo.

Ficou decidido, com apoio da Associação Comercial e Industrial de Piracicaba (Acipi), que será cunhada uma medalha alusiva aos 250 anos. Ela será comercializada por R$ 100, com pedidos na própria Acipi. Durante sua fala, Godoy ainda lembrou que os Correios elaborarão um selo comemorativo e também um carimbo alusivos ao aniversário de 250 anos.

Fonte: A Província – www.aprovincia.com.br