Sede da Orquestra Sinfônica é denominada de Maestro Egildo Rizzi
Sede da Orquestra Sinfônica é denominada de Maestro Egildo Rizzi

Sede da Orquestra Sinfônica é denominada de Maestro Egildo Rizzi

Sede da Orquestra Sinfônica é denominada de Maestro Egildo Rizzi

Homenagem a maestro piracicabano é de autoria do vereador José Longatto

Imóvel na rua Professor José Martins de Toledo, 96, tem permissão de uso até 2016

Duas casas de cultura foram inauguradas no bairro Jaraguá na tarde desta terça-feira, 9. Trata-se das sedes da Orquestra Sinfônica de Piracicaba e do IHGP (Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba). A solenidade teve o descerramento da placa que denomina o imóvel número 96 – novo espaço da entidade musical – de Maestro Egildo Pereira Rizzi, por sugestão do vereador José Aparecido Longatto (PSDB). 

Representantes de diversas áreas da cultura – entre elas as artes plásticas, a música e o teatro – acompanharam a inauguração na rua Professor José Martins de Toledo, feita pelo prefeito Gabriel Ferrato, pela secretária da Ação Cultural, Rosângela Camolese e pelos presidentes do IHGP, Vitor Vencovsky, e da Sinfônica, Milton de Mori. A Câmara também esteve representada pelo vereador Pedro Kawai (PSDB). 

A esposa do maestro, Silvia Rizzi, destacou o sonho de Egildo para que a Sinfônica tivesse um espaço próprio para ensaios e aperfeiçoamento dos instrumentistas. Sobre o vereador Longatto, ela lembrou que o parlamentar “sempre esteve na primeira fileira das apresentações da orquestra”.

A denominação da sede da Orquestra Sinfônica como Egildo Pereira Rizzi ocorre em virtude do projeto de lei 341/2014, de autoria de Longatto, aprovado na reunião ordinária do último dia 4. O parlamentar disse ter apresentado a propositura por sugestão da secretária Rosângela Camolese. “A música faz parte da vida, faz bem para a alma e para o espírito”, lembrou o vereador, ao agradecer o prefeito pela sensibilidade com as demandas da classe artística. 

Desde a morte de Egildo Rizzi, a regência da Sinfônica de Piracicaba está aos cuidados de dois instrumentistas piracicabanos: André Micheletti e Jamil Maluf. “Sou o membro caçula desse grupo, esta história começou muito antes de mim. Mas tenho certeza que a Sinfônica ainda vai ser motivo de muito orgulho para todos”, disse Maluf.

A secretária Rosângela Camolese lembrou que a inauguração das sedes se dá porque ambas as entidades recebem subvenções da Semac. A permissão de uso vai até 31 de dezembro de 2016. “Nossa preocupação é que os espaços sirvam para intercâmbios, cursos e se tornem úteis para o crescimento de vários grupos, pesquisadores e instrumentistas.”

Uma sociedade sem a valorização da cultura é uma sociedade fraca, definiu o prefeito Gabriel Ferrato em seu pronunciamento. “Temos plena consciência da cultura em todas as suas manifestações”, completou o chefe do Executivo, que elogiou, na sequência, o vereador Longatto: “é uma homenagem mais que merecida à família e que irá perpetuar o nome do maestro para a nossa história”.

EGILDO RIZZI – O maestro morreu aos 76 anos, em 31 de dezembro de 2012. Ele atuou como regente da Orquestra Sinfônica de Piracicaba a partir de 15 de outubro de 1996. O último concerto sob sua regência, em 20 de dezembro de 2012, ocorreu no Teatro Municipal Erotídes de Campos, no Engenho Central.

Texto:  Rodrigo Alves – MTB 42.583

Fonte: Câmara Municipal de Piracicaba