Os 200 anos da imigração alemã
Os 200 anos da imigração alemã

Os 200 anos da imigração alemã

Várias cidades irão comemorar, em 2024, a imigração alemã no Brasil

Vitor Pires Vencovsky e Mauritius Reisky von Dubnitz, diretor do Instituto Martius-Staden 

O Bicentenário da imigração alemã no Brasil será comemorado no dia 25 de julho de 2024 e, a partir de janeiro, várias cidade brasileiras realizarão atividades envolvendo apresentações culturais, lançamentos de livros e exposições.

Para conhecer melhor os projetos que estão em andamento, Vitor Pires Vencovsky, presidente da Academia Piracicabana de Letras e membro do Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba, visitou o Instituto Martius-Staden em São Paulo. Fundado em 1938, o Instituto Martius-Staden é uma entidade sem fins lucrativos mantida pela Fundação Visconde de Porto Seguro, cujo objetivo principal é preservar as tradições da cultura alemã no Brasil.

Segundo Vencovsky, Piracicaba também recebeu diversos imigrantes de origem alemã, que participaram da história da cidade de diversas maneiras. “A ideia é aproveitar esta data importante para organizar as informações e realizar exposições e eventos sobre a participação alemã em Piracicaba”.

Ele observa que o Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba possui acervo considerável de documentos, livros e fotos que contam a história dos imigrantes em Piracicaba nos séculos XIX e XX . Em novembro de 2022, o IHGP organizou o evento “Estudos Piracicabanos sobre Imigração”, reunindo especialistas e estudiosos sobre o assunto.

Fnte: Gazeta de Piracicaba