IHGP lança 27ª revista com um retrato histórico dos principais acontecimentos de 2022
IHGP lança 27ª revista com um retrato histórico dos principais acontecimentos de 2022

IHGP lança 27ª revista com um retrato histórico dos principais acontecimentos de 2022

Revista piracicabana aborda a Estação da Paulista, Casa do Estudante da Esalq, o Cemitério da Saudade, entre outros

Estação da Paulista é a capa desta nova edição

O IHGP (Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba) lançara a Revista Edição 27. O evento de lançamento está marcado para o próximo sábado (30), na Biblioteca Municipal de Piracicaba, às 16h. A ocasião contará pela distribuição gratuita do livro para as 120 primeiras pessoas presentes.

A Revista Edição 27 do IHGP é um relato dos acontecimentos marcantes de 2022, um ano repleto de “datas redondas”, como os 100 anos da Estação da Paulista, os 200 anos da Câmara de Vereadores de Piracicaba, os 150 anos do Cemitério da Saudade e os 20 anos do Salãozinho de Humor, entre outros eventos significativos.

Editada no formato de livro desde os anos 1980, a revista anual reúne diversos autores que se dedicam ao estudo da história de Piracicaba, abordando uma ampla gama de temas relevantes. Nesta edição, serão abordados a Estação da Paulista, a Casa do Estudante da Esalq, o Cemitério da Saudade, o Instituto Baroneza de Rezende, Guarda Civil Municipal, Usina Capuava, Câmara Municipal de Piracicaba, Salão Internacional de Humor, Rádio Educadora, cápsula do tempo na Escola Sud Menucci, fundação de Piracicaba, Semana da Arte Moderna e seus reflexos na cidade, a Revolução Constitucionalista e a Escola Agrícola.

A edição conta com a participação de autores, como Marly Perecin, Barjas Negri, Edson Rontani Jr., Rosângela Camolese, Edilson Rodrigues da Silva, José Otávio Menten, Maurício Beraldo, Paulo Tot, Júlia Groppo, Sidney Nunes, Lilian Geraldini, Giovanna Calabria, Rodrigo Alves ,Jairinho Mattos, Romualdo Cruz, Fábio San Juan, Ivana Negri, Cayo Casarim, Helder Prado, Carolina Martin e Aracy Ferrari. A obra também conta com apoio da Prefeitura de Piracicaba, por meio da Semac (Secretaria Municipal de Ação Cultural).

“Esta publicação teve seu início na gestão passada, quando Pedro Ometto Maurano era presidente, ocasião em que a diretoria do IHGP já vislumbrava em 2021 as datas comemorativas do ano seguinte. Muitos temas ficaram de fora, pois o ano de 2022 teve várias outras comemorações importantes. Porém, para preencher esta lacuna, o IHGP publica anualmente sua revista no intuito de resgatar a história do passado e do presente, legando ao futuro a história do município”, explicou Edson Rontani Júnior.

O presidente também ressaltou o compromisso contínuo do IHGP com a preservação e disseminação da história de Piracicaba, já antecipando os preparativos para a edição de 2023, número 28, que será lançada no primeiro trimestre do próximo ano. O evento de lançamento da Revista Edição 27 é aguardado com grande expectativa pelos amantes da história e cultura da cidade, prometendo ser um momento enriquecedor e enaltecedor da trajetória de Piracicaba ao longo dos anos.

Por Fernanda Rizzi – fernanda.rizzi@jpjornal.com.br

Fonte: Jornal de Piracicaba