Solenidade da Câmara e lançamento de livro marcam centenário da União Operária
Solenidade da Câmara e lançamento de livro marcam centenário da União Operária

Solenidade da Câmara e lançamento de livro marcam centenário da União Operária

Solenidade da Câmara e lançamento de livro marcam centenário da União Operária

A secretária municipal de Ação Cultural, Rosângela Camolese, o vice-presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba, Haldumond Nobre Ferraz, além da hi (…)

Haldumond Nobre Ferraz

A secretária municipal de Ação Cultural, Rosângela Camolese, o vice-presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba, Haldumond Nobre Ferraz, além da historiadora Lívia Carvalho Paulillo e o representante da Editora Los 3 Gatos, Ranato Ferrante se reuniram na manhã desta terça-feira, dia 21 de novembro, às 10h00, nas dependências do Engenho Central, em coletiva de imprensa para divulgar solenidade a ser comandada pela Câmara de Vereadores de Piracicaba, nesta quarta-feira (22), às 19h00, na Estação da Paulista onde será lançado um livro especial – conforme foto abaixo, sobre o centenário da Banda União Operária.

Além do lançamento do livro, a Banda União Operária também recebe uma placa comemorativa, conforme iniciativa da Academia Piracicabana de Letras, Belgo-Acelor e do Grupo Dedini. Os músicos e a direção da Corporação também serão homenageados pelo Instituto Histórico, Secretaria de Ação Cultural, e o Grupo Dedini.

A verificação é que no centenário da Banda União Operária diferentes segmentos da sociedade prestaram homenagens à Corporação, sendo que o lançamento do livro contribuiu para o encerramento de ciclo de comemorações.

HOMENAGENS

28 de abril – Homenagem da Assembléia Legislativa de São Paulo proposta pelo deputado estadual Roberto Morais (PPS). (Aproximadamente 80 pessoas, entre músicos, a diretoria da banda e convidados, chegaram a formar um ônibus para prestigiar a entidade. A banda recebeu das mãos de Roberto Morais uma placa em reconhecimento aos 100 anos de trabalho prestados, não apenas à Piracicaba, mas também ao país.

No ano de 2002 foi concedido à Corporação Musical, pela Assembléia Legislativa, o título de utilidade pública estadual, também por intermédio de Roberto Morais).

06 de maio – Sessão solene realizada pela Câmara de Vereadores de Piracicaba, iniciativa do Vereador Walter Ferreira da Silva, o Pira (PMDB).

28 a 30 de maio – viagem para Brasília – sessão solene a convite do deputado federal João Herrmann Netto (PDT). (Segundo artigo do Jornal de Piracicaba, edição de 30 de maio de 2006 , Herrmann considera a banda uma das mais importantes organizações musicais do país, de inestimável contribuição para a história de Piracicaba).

APRESENTAÇÕES:

Festa das Nações, entre os dias 17 e 22 de maio.

Festa do Divino, em 15 de julho.

54º Salão de Belas Artes, no dia 04 de agosto.

02 de julho – Concerto da Orquestra Filarmônica de Piracicaba da Escola de Música, sob a regência da Maestrina Cíntia Pinotti, no Teatro Municipal Dr. Losso Neto, em homenagem à banda.

Texto e fotos: Martim Vieira MTb 21.939

Fonte: Câmara Municipal de Piracicaba